Tem híbrido de verdade e tem outros que não

Carros Hybrid da CAOA Chery e da Kia são híbridos de verdade?

CAOA Chery e Kia vendem carros no Brasil com sobrenome Hybrid. Mas eles são híbridos de verdade? Hora de descobrir

CAOA Chery Tiggo 7 Pro Hybrid [divulgação]
CAOA Chery Tiggo 7 Pro Hybrid [divulgação]

Desde que os híbridos se popularizaram no Brasil, a CAOA Chery e a Kia passaram a vender modelos semi-híbridos com o logotipo Hybrid na traseira. Carros como os Chery Tiggo 5X Hybrid, Tiggo 7 Hybrid e Arrizo 6 Hybrid, além dos Kia Stonic e Sportage são anunciados como híbridos. Mas são mesmo?

Aqui no Auto+ já mostramos um vídeo explicando todos os tipos de híbridos que existem atualmente. Você confere abaixo essa explicação. Mas basicamente no mercado brasileiro contamos hoje com híbridos leves / semi-híbridos, híbridos tradicionais, híbridos plug-in e elétricos com autonomia estendida.

Basicamente um carro híbrido usa dois ou mais motores em sua composição, em geral um a combustão e outro elétrico. É essencial que para ser classificado como um híbrido de verdade que os dois motores movam as rodas do carro. Por isso um híbrido leve ou um elétrico com autonomia estendida não são classificados como híbridos de fato.

CAOA Chery Tiggo 5X Pro Hybrid [divulgação]
Tiggo 5X Hybrid [divulgação]

Mas por quê? Simples, porque nesses dois sistemas o motor sobressalente não move as rodas. No híbrido leve, o elétrico substitui o alternador e diminui o esforço do sistema a combustão: jamais movendo as rodas. No elétrico com autonomia estendida, o motor a combustão só funciona como gerador de energia para o sistema elétrico e não é conectado às rodas.

A norma ABNT NBR 16567 considera carros MHEV como híbridos de fato. Isso porque, segundo a lei, eles contam com um RESS, com capacidade nominal superior a 2% da energia do combustível consumido no ciclo de ensaio, conforme procedimentos contidos nesta Norma, recarregado por sistema elétrico de geração a bordo, uma fonte externa de energia elétrica, ou ambos. No modo híbrido de operação, o motor de combustão e o sistema elétrico podem ser utilizados sequencial ou simultaneamente para a propulsão, de acordo com o próprio sistema

Kia Sportage Híbrido-Leve [Auto+ / Renan Melo]
Kia Sportage Híbrido-Leve [Auto+ / Renan Melo]

Entretanto, a lei no Brasil também determina que o Renault Kwid é considerado um SUV por conta das medidas de ângulo de entrada, saída e altura em relação ao solo. Porém, ele não passa de um hatch subcompacto. No caso dos sistemas MHEV, como o motor elétrico não move o carro sozinho, na prática, não dá para ser considerado um híbrido, mas sim um auxílio (muito bem vindo).

Os CAOA Chery são híbridos de verdade?

Respondendo diretamente à pergunta, não: exceto um deles. A CAOA Chery usa nos Tiggo 5X Pro Hybrid, Tiggo 7 Pro Hybrid e Arrizo 6 Pro Hybrid o sistema híbrido-leve. Ou seja, eles não são carros híbridos de verdade. Isso porque esses quatro modelos são híbridos leves.

CAOA Chery Arrizo 6 Pro Hybrid
CAOA Chery Arrizo 6 Hybrid [divulgação]

O quarteto combina motor 1.5 quatro cilindros turbo flex a um pequeno motor elétrico que substitui o alternador. Essa unidade é alimentada por uma segunda bateria de 48V que é independente da bateria do motor a combustão. O elétrico tem 10 cv e 4,08 kgfm de torque e serve para reduzir o esforço do motor 1.5 turbo e não move as rodas.

Com isso, o conjunto total tem 160 cv e 25,5 kgfm de torque. Nas versões não eletrificadas de Tiggo 5X Pro e do Arrizo 6 eram fornecidos 150 cv e 21,4 kgfm de torque. O Tiggo 7 Pro usa motor 1.6 mais potente e transmissão de dupla embreagem na versão sem o sobrenome Hybrid, enquanto o Sport tem o mesmo 1.5 turbo, mas sem auxílio elétrico.

CAOA Chery Tiggo 7 Pro Hybrid [divulgação]
CAOA Chery Tiggo 7 Hybrid [divulgação]

Resumindo: o pequeno motor elétrico dos CAOA Chery Hybrid elevou a potência e o torque, além de ter reduzido o consumo de combustível em 13%, mas sem mover sozinho as rodas. Esse é o papel do sistema híbrido leve: deixar o carro mais econômico, mas não usar a eletricidade para movê-lo.

E os carros da Kia?

Além da CAOA Chery, a Kia também vende carros com o logotipo Hybrid na traseira, mas que não são híbridos de verdade. Trata-se do Stonic e do Sportage. Ambos contam também com o mesmo tipo de sistema semi-híbrido ou híbrido leve.

Kia Stonic Híbrido-Leve [divulgação]
Kia Stonic Híbrido-Leve [divulgação]

O Stonic é um SUV compacto de porte semelhante ao Volkswagen Nivus e ao Fiat Pulse. Ele usa motor 1.0 três cilindros turbo de 120 cv e 20,4 kgfm de torque com auxílio de um pequeno motor elétrico que substitui o alternador e o motor de partida.

O mesmo sistema é usado no Kia Sportage, só que o motor é maior. Sai de cena o 1.0 três cilindros turbo, entra um 1.6 quatro cilindros turbo de 180 cv e 27 kgfm de torque. Nos dois SUVs, a transmissão é automatizada de dupla embreagem com sete marchas.

Kia Sportage [divulgação]
Kia Sportage [divulgação]

CAOA Chery e Kia têm um híbrido de verdade

O Tiggo 8 Pro PHEV não traz o nome usual dos eletrificados, mas é o único carro híbrido da CAOA Chery. Enquanto os demais modelos da marca chinesa levam o nome Hybrid na tampa traseira e não são híbridos de verdade. Na realidade, o Hybrid está lá escondido na sigla Plug-in Hybrid Electric Vehicle (PHEV).

CAOA Chery Tiggo 8 Pro PHEV [divulgação]

Aqui o conjunto é totalmente diferente. O Tiggo 8 Pro tem também motor 1.5 quatro cilindros turbo, mas que bebe apenas gasolina – enquanto Tiggo 5X Pro Hybrid, Tiggo 7 Pro Hybrid e Arrizo 6 Pro Hybrid são flex. São 156 cv e 23,45 kgfm providos somente pelo motor a combustão. O conjunto total rende 317 cv e 56,6 kgfm.

Contudo, ele combina a força do 1.5 turbo a dois motores elétricos. Esses sim, capazes de mover o Tiggo 8 Pro sozinhos por até 77 km. Por ser híbrido do tipo plug-in, o Tiggo 8 Pro pode ser carregado na tomada ou se carregar sozinho através do motor a combustão. Demora de 6 horas (tomada 220V a 3 horas (wallbox de 350V).

CAOA Chery Tiggo 8 Pro PHEV [divulgação]

O sistema leve de 48V dos outros modelos da CAOA Chery se carregam sozinhos, mas não são capazes de mover os modelos por um centímetro sequer. Ou seja, o Tiggo 8 Pro é um híbrido de verdade pois pode andar somente com os motores elétricos, somente com o motor a combustão enquanto carrega o sistema elétrico ou usando os dois tipos de motores ao mesmo tempo.

Niro Rio Open Limited Edition
Kia Niro Rio Open Limited Edition [Divulgação]

Já do lado Kia, temos o Niro. O SUV de porte compacto usa motor 1.6 quatro cilindros aspirado de 105 cv e 14,7 kgfm de torque ligado a um motor elétrico de 44 cv e 17,3 kgfm de torque. Diferentemente do Tiggo 8 Pro, o Kia Niro é híbrido do tipo tradicional, ou seja, que não pode ser carregado.

Kia Niro [divulgação]
Kia Niro [divulgação]

O modelo marca bons números de consumo, com 19,8 km/l na cidade e 17,7 km/l na estrada com gasolina. Por ser um sistema híbrido mais simples, basta colocar gasolina no tanque que o próprio Kia Niro lida com a função de carregar o sistema e economizar combustível.


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