Toda marca tem seus carros de destaque, que são modernos, cheio de tecnologia, mas também tem aqueles que ficaram parados no tempo. Alguns modelos seguem em linha há mais de uma década sem trocar de geração e, ainda assim, continuam vendendo bem.
Vale lembrar que nem sempre estar defasado significa ser ruim. Em muitos casos, o carro já entrega o que o público espera, e uma leve reestilização, como trocar faróis, para-choques e interior, é suficiente para deixa-lo competitivo.
Mas há casos em que a defasagem já é visível, principalmente quando o projeto é de uma época em que o mercado era completamente diferente. O Auto+ reuniu aqui os carros mais defasados das principais montadoras do Brasil.
Chevrolet Spin (lançado em 2012)

O Chevrolet Spin é, de longe, o carro mais antigo da marca em produção. Lançado em 2012, a minivan nunca mudou de geração, apenas passou por reestilizações pontuais, uma em 2018 e a maior agora em 2024, que atualizou faróis, grade e interior.
Mesmo assim, o carro segue firme no mercado, principalmente por sua alta procura por taxistas e frotistas, graças aos sete lugares e ao confiável motor 1.8 Família II, que pode ser antigo, mas é resistente e de manutenção barata.

O Spin parte de R$ 119.900 na versão LT e chega a R$ 160.390 na topo de linha Premier. Recentemente, a linha 2025 trouxe novo visual e mais tecnologia, mas ainda é o mesmo projeto de 12 anos atrás.
Volkswagen Saveiro (lançada em 2009)
![VW Saveiro Robust [Auto+/Leo Alves]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2024/06/vw_saveiro_robust_3-1320x792.webp)
A Volkswagen Saveiro é a picape mais antiga do mercado nacional em produção contínua. Ela está na mesma geração desde 2009, tendo recebido apenas reestilizações em 2016 e 2023.
O motor 1.6 16V é competente, mas o interior ainda lembra o dos antigos Gol e Voyage, inclusive com painel e volante ultrapassados. Enquanto isso, a rival Fiat Strada já trocou de geração e domina o segmento desde 2020.

A Saveiro parte de R$ 110.490 na versão Robust e vai até R$ 131.490 na Extreme. Mesmo com a idade avançada, continua sendo uma das escolhas para quem precisa de uma picape confiável, mas a grande maioria corre para Strada, pois a defasagem é evidente.
Fiat Mobi (lançado em 2016)

O Fiat Mobi chegou em 2016 para substituir o Uno e enfrentar o Renault Kwid. Desde então, pouca coisa mudou. O modelo recebeu pequenas melhorias no interior, novos pacotes de conectividade e versão aventureira Trekking. Contudo, o projeto é o mesmo há nove anos.
Hoje, o Mobi parte de R$ 80.060 na versão Like e vai a R$ 81.990 na Trekking. A boa notícia é que o motor Firefly 1.0 entrou no lugar do antigo Fire, oferecendo mais eficiência e menor consumo. A grande expectativa de mudança está para 2026. Afinal, Mobi e Argo devem ser substituídos por um novo hatch de entrada, que pode marcar o retorno do Uno, inspirado no Fiat Panda europeu.

Toyota Hilux (lançada em 2015)

A Toyota Hilux é um caso curioso. Apesar de estar na mesma geração desde 2015, segue a caminhonete média mais vendida do Brasil. Ao longo dos anos, recebeu duas grandes reestilizações (2018 e 2020) e novas versões, como a esportiva GR-S.
A linha 2025 continua baseada na plataforma IMV, usada também pela SW4, mas, diferente do que muitos pensavam, em que a Hilux ganharia uma nova geração para 2026, a picape ganhará uma reestilização pesada no fim de 2025 na Tailândia. Com 10 versões disponíveis, parte de R$ 246.190 e chega a R$ 353.290 na topo SRX Plus 2.8. O que faz o modelo continuar soberano é a confiabilidade e o pós-venda da Toyota.

Renault Oroch (lançada em 2015)
![Renault Oroch Iconic 1.6 [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2024/08/Renault-Oroch-Iconic-5-1320x792.webp)
A Renault Oroch nasceu como uma variação do antigo Duster e nunca teve uma nova geração desde 2015. Ganhou sua única grande reestilização em 2022, quando recebeu o motor 1.3 turbo TCe e câmbio manual de seis marchas, além de interior atualizado.
Mesmo assim, o visual e a estrutura continuam praticamente os mesmos. Produzida em São José dos Pinhais (PR), a Oroch hoje sofre com vendas tímidas diante de rivais mais modernas como Fiat Toro e Chevrolet Montana.
Hyundai New Tucson (lançado em 2016)

A Hyundai mantém o New Tucson, lançado em 2016, no catálogo, embora registre um baixíssimo volume. O SUV retornou ao portfólio em 2024 sem mudanças significativas por R$ 199.490 e já parou de ser fabricado.
O visual é o mesmo de quase 10 anos atrás, e o modelo segue sem conexão com a atual geração vendida na Europa. Mesmo assim, a Hyundai tem o nome ativo por estratégia de portfólio.
Honda City (lançado em 2021)

No caso da Honda, é até difícil apontar um carro defasado, porque a fabricante japonesa está com o portfólio atualizado com HR-V, CR-V, Civic e Accord já em novas gerações, além do WR-V totalmente renovado. Por isso, o modelo mais antigo em linha acaba sendo o Honda City, lançado em novembro de 2021.
Mesmo assim, o sedã e o hatch estão longe de ser ultrapassados. O City recebeu uma reestilização em outubro de 2024, ganhou ajustes visuais e segue como um dos carros mais modernos e bem equipados da categoria, com motor 1.5 aspirado e câmbio CVT. Ele é vendido com preços entre R$ 117.500 (LX), voltada ao público PCD, e R$ 150.800 (Touring).
E você, que carro no mercado brasileiro acha que está defasado? Deixe seu comentário!



