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Conheça 5 carros velhos da BYD clones de modelos internacionais

Se hoje a BYD é uma marca cheia de personalidade e uma linguagem visual própria, no passado não era exatamente assim

BYD F8 [divulgação]
BYD F8 [divulgação]

A grande maioria das marcas chinesas começou sua carreira copiando carros internacionais. E mesmo que hoje seja cheia de personalidade e de modelos verdadeiramente únicos, o passado da BYD a condena. Parte desse grupo que fazia cópias de modelos internacionais, a BYD do passado nem se compara à marca hoje que está deixando a VW de cabelos em pé.

Por isso, selecionamos aqui cinco carros velhos da BYD que já saíram de linha, mas que eram cópias nítidas de carros de sucesso internacionais. Vale ressaltar que há uns bons anos a marca abandonou esse hábito e hoje é uma das grandes referências em design entre as chinesas. Especialmente quanto a modelos de personalidade própria, a exemplo do Dolphin.

F0

A história do BYD F0 é bastante interessante. O modelo foi lançado em 2008 e poderia enganar a muitos como quarto membro da família de subcompactos a qual já continha Toyota Aygo, Citroën C1 e Peugeot 107. Mas era um clone feito por uma montadora que ainda dava seus primeiros passos no mercado.

Ele saiu de linha em 2015, mas voltou de surpresa em 2019 rebatizado, levemente reestilizado e eletrificado. Vendido só em versão elétrica, o modelo não vendeu tão bem quanto os modelos mais avançados da BYD e saiu de linha um ano depois. Foi o menor carro que a marca chinesa já produziu em sua história, com apenas 3,46 m de comprimento.

F3, Qin, e5, L3 e G3

Apesar de diversos nomes e até frentes diferentes, o F3 lançado em 2005 é o Corolla da BYD. Em sua primeira geração ele era idêntico ao Corolla Brad Pit de frente, enquanto a traseira tinha um quê de Suzuki. Havia até uma versão hatch com traseira clonada do Daewoo Lacetti, mas com parte interna parecida com os Volkswagen.

O modelo ganhou diversas reestilizações, mas sempre mantendo o miolo semelhante ao Corolla. Teve versões elétricas, a gasolina aspirada e turbo, além de ter sido exportado para diversos países. Foi descontinuado em 2020 em favor do Qin de segunda geração, um modelo com personalidade própria e que já foi visto em testes no Brasil várias vezes.

F8 / S8

Nos tempos em que as marcas chinesas fabricavam carros verdadeiramente bizarros, o BYD F8 talvez seja um dos piores. O conversível tinha frente de Mercedes-Benz Classe C com traseira de Renault Mégane CC e lanternas traseiras de Opel Astra Twin Top. O modelo era uma verdadeira bagunça visual 

Foi fabricado de 2009 a 2010 e teve apenas 103 unidades produzidas, sendo um dos carros mais raros da BYD até hoje. Contava com motor 2.0 quatro cilindros aspirado, tração dianteira e transmissão CVT, Algumas raríssimas unidades manuais também foram feitas. Depois do F8, nunca mais a BYD fez um conversível.

M6

Antes da belíssima minivan Song Max, a BYD teve a M6. Feita a imagem e semelhante da terceira geração da Toyota Previa (vendida entre 2006 e 2019), ela foi lançada em 2010 e morreu em 2017. Contou com motores 2.0 e 2.4, sempre aspirados e sem nenhum tipo de versão eletrificada. 

Diferentemente da Previa, que contava com motor central dianteiro, a minivan da BYD era mais comum, colocando seus quatro cilindros à frente do motorista. Passou por apenas uma mudança visual, em 2013, mas nunca fez sucesso suficiente. Isso porque o segmento de minivans na China é tão forte quanto de sedãs. 

Yuan / S2

Ainda remanescente em linha em alguns países, o EcoSport da BYD representa a primeira geração do Yuan. Diferentemente dos outros modelos, que fazem parte de uma fase mais antiga da marca, o S2 / Yaun de primeira geração é um modelo relativamente recente. Ele foi lançado em 2015 como S1, mas trocou de nome para Yuan em 2016 e depois em 2019 na versão elétrica, passou a ser chamado de S2.

O modelo é nitidamente um EcoSport com lateral alisada e visual que tenta trazer alguns elementos de modelos maiores da BYD, como os faróis acompanhados por uma lâmina de metal na versão elétrica, que é como a presente no Han ou a grade frontal trapezoidal do Han na versão a combustão. 

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