Destaque

Alfa Romeo Giulia Zagato tem farol de SUV e traseira de Aston Martin

Comemorando os 100 anos de cooperação entre Zagato e Alfa Romeo, o cupê esportivo usa elementos de outras marcas e carros

Alfa Romeo Giulia SWB Zagato [divulgação]
Alfa Romeo Giulia SWB Zagato [divulgação]

A história da construtora Zagato e da Alfa Romeo já dura 100 anos, desde que criaram juntas o Tipo G1 em 1921. Para celebrar o centésimo aniversário da parceria, foi apresentado o Alfa Romeo Giulia SWB Zagato, um cupê esportivo baseado no sedã Giulia. Mas olhares atentos repararão em elementos de Aston Martin e de um SUV da Alfa Romeo.

Para criar o modelo, a Zagato pegou um Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio, arrancou toda carroceria, diminuiu o entre-eixos e comprimento total, além de deixá-lo mais largo. Medidas não foram divulgadas, mas o modelo originalmente sedã se transformou em um cupê de duas portas.

A dianteira recebeu faróis do SUV médio Tonale, em referência ao visual do Alfa Romeo SZ desenhado pela Zagato. Combinou bastante com as enormes entradas de ar dianteiras que abraçam os faróis. A grade frontal típica da marca foi dividida e o logotipo foi desenhado com tinta na grade. 

Alfa Romeo Giulia SWB Zagato e Alfa Romeo SZ [divulgação]
Alfa Romeo Giulia SWB Zagato e Alfa Romeo SZ [divulgação]
As linhas fortes do capô deixam o estilo ainda mais agressivo. Nas laterais, maçanetas camufladas, logotipo Quadrifoglio Verde, entrada de ar no para-lama dão o ar de Alfa Romeo. Já o teto estilo bolha com pintura contrastante é o estilo típico de um Zagato, assim como a traseira estilo Kamm.

Alfa Martin ou Aston Romeo?

Mas é justamente ali que entra um ponto polêmico. Se não fosse pelo escrito Alfa Romeo na traseira, facilmente esse modelo seria confundido com um Aston Martin. O desenho das lanternas finas com um pequeno ressalto na parte central é tão presente nos Aston que aparece até no SUV DBX. 

[divulgação]
[divulgação]
O que piora essa sensação é o fato de que o Giulia SWB Zagato foi pintado em um tom de verde muito parecido com o British Racing Green comumente usado pela Aston Martin e por modelos britânicos. Se fosse em um vermelho bem italiano, provavelmente a semelhança passaria um pouco mais lisa. 

A cabine preservou o layout do Giulia, mas ganhou elementos em verde, Alcântara e fibra de carbono. Como um bom esportivo raiz, traz transmissão manual de seis marchas para controlar o motor V6 2.9 biturbo de 540 cv. A tração é traseira, como manda a cartilha dos esportivos.

[divulgação]
[divulgação]

>>Stellantis terá elétricos da RAM, Chrysler e Peugeot na CES 2023

>>Alfa Romeo Giulia é flagrado no Brasil. Será que a marca volta?

>>Aston Martin vai ter supermoto exclusiva de 225 cv