Ao vivo
Home » Destaque » As parcerias mais inusitadas que resultaram em 5 carros bizarros

Destaque

As parcerias mais inusitadas que resultaram em 5 carros bizarros

Muitas marcas procuram suas rivais para reduzir o custo de desenvolvimento de novos carros ou fazer modelos diferentes

3 min de leitura

Na hora de desenvolver novos carros ou preencher lacunas dentro da linha, as fabricantes procuram formar parcerias. Muitas vezes desenvolvem modelos juntas, mas em outras pegam emprestado os carros da rival e vendem como se fossem seus. Só que essas parcerias às vezes extrapolam todos os limites. Confira as cinco mais inusitadas. 

Kia e Lotus

Carros
Kia Elan [divulgação]

Nos anos 1990, a Kia não tinha o status de hoje. Era considerada uma marca emergente, barata e de carros estranhos. Por isso, foi esquisito quando, em 1996, ela pegou o Lotus Elan, que acabara de sair de linha, trocou o logotipo e passou a vendê-lo. A parceria Kia e Lotus seria, hoje, como se a JAC vendesse um carro descartado da Maserati.

Volkswagen e Chrysler

Volkswagen Routan [divulgação]
Volkswagen Routan [divulgação]

Enquanto a Volkswagen é uma gigante na Europa, a Chrysler já foi enorme nos EUA. Como ela sempre dominou o segmento de minivans na terra do Tio Sam, ao invés de desenvolver um modelo próprio, a Volkswagen pegou a Chrysler Town & Country emprestada. Ela enfiou uma frente de Tiguan e lançou como Routan. Foi um fracasso, vale lembrar.

Alfa Romeo e Nissan

carros
Alfa Romeo Arna [divulgação]

Carros japoneses são conhecidos por sua inegável confiabilidade, ao contrário dos italianos. Nos anos 1980, os italianos faziam belíssimos carros, enquanto os japoneses produziam caixas de sapato. Portanto, a parceria Nissan e Alfa Romeo tinha tudo para dar certo, mas fizeram o contrário. Usaram mecânica problemática da Alfa e visual insosso da Nissan.

Chevrolet e Toyota

Chevrolet Prizm [divulgação]
Chevrolet Prizm [divulgação]

Em uma espécie de troca-troca, a Chevrolet passou a vender o Toyota Corolla nos EUA como Chevrolet Prizm e a Toyota comercializa o Chevrolet Cavalier no Japão. Os modelos eram idênticos, somente com logotipos trocados. Foi o tipo de parceria que ninguém saiu ganhando, porque nenhum dos modelos vendeu bem.

Fiat e Mazda

Abarth 124 [divulgação]
Abarth 124 [divulgação]

Quando a Mazda iniciou o desenvolvimento da quarta geração do Miata, ela buscou uma parceria para dividir custos. A ideia era produzir um conversível junto da Alfa Romeo, mas algumas pessoas dentro da marca deram chilique por ele não ser produzido na Itália, mas sim no Japão, mudando o projeto de parceria para a Fiat. Assim, surgiu o 124 Spider. 

Que outra parceria que rendeu carros bizarros que você se lembra? Conte nos comentários.


>>5 carros vendidos no Brasil e que ninguém lembra

>>5 carros estragados por uma reestilização

>>5 carros que nunca valeram a pena serem comprados


YouTube video

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

Você também poderá gostar