Tem cada uma...

As parcerias mais inusitadas que resultaram em 5 carros bizarros

Muitas marcas procuram suas rivais para reduzir o custo de desenvolvimento de novos carros ou fazer modelos diferentes

Toyota Cavalier [divulgação]
Toyota Cavalier [divulgação]

Na hora de desenvolver novos carros ou preencher lacunas dentro da linha, as fabricantes procuram formar parcerias. Muitas vezes desenvolvem modelos juntas, mas em outras pegam emprestado os carros da rival e vendem como se fossem seus. Só que essas parcerias às vezes extrapolam todos os limites. Confira as cinco mais inusitadas. 

Kia e Lotus

Carros
Kia Elan [divulgação]

Nos anos 1990, a Kia não tinha o status de hoje. Era considerada uma marca emergente, barata e de carros estranhos. Por isso, foi esquisito quando, em 1996, ela pegou o Lotus Elan, que acabara de sair de linha, trocou o logotipo e passou a vendê-lo. A parceria Kia e Lotus seria, hoje, como se a JAC vendesse um carro descartado da Maserati.

Volkswagen e Chrysler

Volkswagen Routan [divulgação]
Volkswagen Routan [divulgação]

Enquanto a Volkswagen é uma gigante na Europa, a Chrysler já foi enorme nos EUA. Como ela sempre dominou o segmento de minivans na terra do Tio Sam, ao invés de desenvolver um modelo próprio, a Volkswagen pegou a Chrysler Town & Country emprestada. Ela enfiou uma frente de Tiguan e lançou como Routan. Foi um fracasso, vale lembrar.

Alfa Romeo e Nissan

carros
Alfa Romeo Arna [divulgação]

Carros japoneses são conhecidos por sua inegável confiabilidade, ao contrário dos italianos. Nos anos 1980, os italianos faziam belíssimos carros, enquanto os japoneses produziam caixas de sapato. Portanto, a parceria Nissan e Alfa Romeo tinha tudo para dar certo, mas fizeram o contrário. Usaram mecânica problemática da Alfa e visual insosso da Nissan.

Chevrolet e Toyota

Chevrolet Prizm [divulgação]
Chevrolet Prizm [divulgação]

Em uma espécie de troca-troca, a Chevrolet passou a vender o Toyota Corolla nos EUA como Chevrolet Prizm e a Toyota comercializa o Chevrolet Cavalier no Japão. Os modelos eram idênticos, somente com logotipos trocados. Foi o tipo de parceria que ninguém saiu ganhando, porque nenhum dos modelos vendeu bem.

Fiat e Mazda

Abarth 124 [divulgação]
Abarth 124 [divulgação]

Quando a Mazda iniciou o desenvolvimento da quarta geração do Miata, ela buscou uma parceria para dividir custos. A ideia era produzir um conversível junto da Alfa Romeo, mas algumas pessoas dentro da marca deram chilique por ele não ser produzido na Itália, mas sim no Japão, mudando o projeto de parceria para a Fiat. Assim, surgiu o 124 Spider. 

Que outra parceria que rendeu carros bizarros que você se lembra? Conte nos comentários.


>>5 carros vendidos no Brasil e que ninguém lembra

>>5 carros estragados por uma reestilização

>>5 carros que nunca valeram a pena serem comprados