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Brasil é só o começo: Volkswagen Tera será vendido no exterior

O Volkswagen Tera não será vendido apenas no Brasil — os planos de comercialização incluem até a África do Sul a partir de 2027

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Um dos lançamentos mais aguardados dos últimos tempos, enfim o Volkswagen Tera foi lançado para incomodar os rivais Fiat Pulse e Renault Kardian, oferecendo um preço competitivo que começa em R$ 99.990 para as primeiras 999 unidades — depois sobe para R$ 103.990.

Seguindo o legado trilhado tanto pelo Fusca quanto pelo Gol, o SUV subcompacto é sustentado pela moderna arquitetura MQB-A0 e está disponível nas versões MPI (R$ 99.990), TSI (R$ 116.990), Comfort (R$ 126.990), High (R$ 139.990) e High The Town (R$ 142.290).

Equipado com motores 1.0 de três cilindros, naturalmente aspirado ou turbo 170 TSI, casados às caixas manual de cinco marchas (MQ200) ou automática de seis marchas (AQ160), o SUV subcompacto se junta aos utilitários esportivos do fabricante ao lado do Nivus, T-Cross e Taos.

Volkswagen Tera prata lunar e vermelho de frente na sapucaí
Volkswagen Tera [divulgação]

No entanto, o Volkswagen Tera não será comercializado apenas no Brasil. Em junho deste ano, ele também estará disponível na Colômbia, assim como, a partir de julho de 2025, será a vez dos consumidores do Peru, Paraguai e Uruguai conhecerem o SUV subcompacto.

O plano estratégico da Volkswagen também prevê o lançamento do Tera nos mercados da Argentina e da América Central e do Caribe em agosto de 2025. Já a partir do terceiro trimestre, o SUV subcompacto da Volks chegará ao México, enquanto, em 2027, será a vez da África do Sul.

Quais os motores do Volkswagen Tera?

Aqui no Brasil, o Volkswagen Tera sempre será vendido com motor 1.0 três cilindros, porém, em duas variantes diferentes. A versão de entrada MPI conta com o motor aspirado, que entrega 84 cv com etanol e 77 cv com gasolina. O torque é de 10,3 kgfm com combustível vegetal e 9,6 kgfm com gasolina.

Já as versões TSI, Comfort e High contam com o 1.0 170 TSI, a versão turbo mais modesta do motor tricilíndrico da Volks. São 116 cv com etanol, enquanto a potência cai para 109 cv com gasolina. O torque se mantém em 16,8 kgfm independentemente do combustível. Inclusive, o “170” do nome do motor vem do torque em 170 newton-metro.

Volkswagen Tera [divulgação]

O câmbio é manual de cinco marchas para as versões MPI e a de entrada com motor turbo. Já as variantes Comfort e High usam a caixa automática de seis marchas. Não há planos da Volkswagen para incluir o motor 200 TSI (1.0 turbo de 128 cv) ou 1.4 TSI (de 150 cv) no Tera, para não avançar no território do T-Cross e Nivus.

E você, o que achou do Volkswagen Tera? Acha que ele tem os atributos para derrotar os rivais Fiat Pulse e Renault Kiger? Compartilhe sua opinião nos comentários!


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