Hoje no Brasil só existem 4 SUVs com câmbio manual

Morte do Nissan Kicks Sense com câmbio manual deixa claro que o segmento de SUVs será totalmente automático em breve

SUVs
Fiat Pulse Drive 2023 [divulgação]

Assim como não se vende mais sedã médio com câmbio manual há anos no Brasil, os SUVs em breve também seguirão pelo mesmo caminho. Nessa semana a Nissan matou o Kicks Sense manual no Brasil, enxugando a já pequena lista de SUVs com pedal de embreagem. Hoje são só e somente quatro modelos na categoria com transmissão manual.

O maior representante da resistência entre os SUVs com câmbio manual no Brasil é o Renault Duster. Além de ter boa receptividade da transmissão, ele recentemente ganhou uma nova versão com pedal de embreagem, a Intense que substituiu a pelada Zen. Das quatro versões do SUV, porém, três contam com câmbio automático.

Renault Duster Intense manual [divulgação]
Renault Duster Intense manual [divulgação]
Só que mesmo custando R$ 109.390, o Renault Duster Intense não é o SUV manual mais caro do Brasil. Esse papel é do Suzuki Jimny Sierra 4You. Importado do Japão, ao contrário do Duster que é produzido no Brasil, ele custa R$ 157.990. Entre todos os modelos na lista, é o único com tração 4×4 e o único carro que a Suzuki vende no Brasil.

Suzuki Jimny Sierra 4You manual [divulgação]
Suzuki Jimny Sierra 4You manual [divulgação]

Menos de R$ 100 mil

Para os que gostam dos SUVs derivados de hatches, há apenas duas opções manuais: JAC T40 e Fiat Pulse. O JAC é importado da China e é o único modelo da marca com motor flex – ironicamente sua versão automática bebe apenas gasolina. Custa R$ 98.990 na versão Pack 2 e R$ 101.990 na Pack 3. É o único SUV manual a ter duas versões disponíveis no Brasil.

[Auto+ / João Brigato]
[Auto+ / João Brigato]
Já o Fiat Pulse volta ao padrão da categoria, sendo oferecido somente na versão Drive 1.3 com pedal de embreagem. A Fiat pede por ele R$ 95.590, sendo ele não somente o SUV manual mais barato do Brasil, mas também o SUV mais barato do país, independentemente da transmissão. Hoje na categoria, somente o Fiat Pulse Drive manual e o JAC T40 manual Pack 2 custam menos de R$ 100 mil.

>>Fiat Pulse Drive 1.3 CVT não tem charme (e está tudo bem) | Avaliação

>>Renault Duster turbo: cavalo que anda, bebe (e muito) | Avaliação

>>Kicks 2023 perde câmbio manual e ganha versão de R$ 110.990