Home » Destaque » Câmbio CVT do Toyota Corolla será usado pelos Fiat turbo no Brasil

Destaque

Câmbio CVT do Toyota Corolla será usado pelos Fiat turbo no Brasil

Transmissão CVT já era confirmada para os novos Fiat automáticos turbo e a escolha recaiu sobre a caixa do Toyota Corolla

3 min de leitura

A contagem regressiva para a chegada dos primeiros modelos turbo flex da Fiat e da Jeep já começou. A FCA havia anunciado há mais de um ano os novos Firefly turbo em versões 1.0 e 1.3, além do uso de uma transmissão CVT para eles. Informações obtidas pelo Auto+ revelam que o câmbio será o CVT DirectShift, usado também pelo Toyota Corolla.

Desde que foi anunciado que a Fiat teria um câmbio CVT associado aos novos motores Firefly turbo, muitas especulações foram levantadas. O fornecedor seria o mesmo da Toyota, o que estava claro desde o começo. Contudo, por questões de custo, aventava-se a possibilidade de que seria a caixa do Yaris, mais simples e barata.

Corolla
Toyota Corolla [divulgação]
A Fiat, no entanto, escolheu o câmbio CVT do Corolla. A transmissão conta com a primeira marcha física antes de entrar nas polias infinitas e, no caso do sedã da Toyota, simula até 10 marchas. A programação de simulação de marcha ficará à cargo da Fiat e da Jeep, que poderá ter menos ou mais marchas virtuais que o Corolla.

Fontes ligadas à marca afirmam que a escolha pelo CVT DirectShift do Corolla se deve ao uso dos consumidores Jeep e Fiat. O câmbio será aplicado em Jeep Renegade, Compass, Fiat Toro, Argo, Cronos e os futuros SUVs da marca italiana e no Grand Compass.

Jeep Renegade 2021
Jeep Renegade 2021 [divulgação]
Haverá também transmissão automática tradicional associada aos motores Firefly turbo, contudo, ainda não está certo qual dos modelos da lista acima não terá o câmbio CVT. A maior chance é que seja a Toro por conta da capacidade de carga necessária por ela ser uma picape.

Todos esses modelos da Fiat e da Jeep terão debaixo do capô motores Firefly turbo. Os compactos Argo, Cronos e os SUVs da Fiat serão equipados com o 1.0 três cilindros turbo com 125 cv. Já Toro, Compass, Renegade e o futuro Grand Compass usarão o 1.3 Firefly turbo com 185 cv em versão flex e também em uma inédita 100% etanol.

Fiat Strada
Fiat Strada [divulgação]
O câmbio CVT do Toyota Corolla será usado também por Argo, Cronos e por um dos SUVs da Fiat com motor 1.3 Firefly aspirado de 109 cv e 14,2 kgfm de torque. Outra novidade dessa aplicação será na picape Strada, fazendo dela a primeira picape compacta automática do mundo.

>>Avaliação: Fiat Strada Freedom é excelente, mas não compensa

>>Fiat Strada já tem seu primeiro aumento de preços e chega a R$ 82.290

>>Hyundai Santa Cruz, rival da Fiat Toro, será baseada no novo Tucson

Deixe um comentário

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

Você também poderá gostar