Destaque

ChatGPT vai integrar os sistemas dos carros da GM

Tecnologia que anda em alta nos últimos tempos, o uso do ChatGPT está sendo explorado de diferentes formas pelas empresas, incluindo a GM

Chevrolet Colorado [divulgação]
Chevrolet Colorado [divulgação]

Pelo visto, o ChatGPT veio para ficar e vai impactar até a indústria automotiva. A General Motors é uma das fabricantes que está disposta a testar a tecnologia em seus veículos. Segundo o vice-presidente da GM, Scott Miller, o novo recurso será utilizado nos futuros modelos do grupo automotivo.

De maneira curta e direta, Miller disse que o “ChatGPT estará em tudo”. Por mais que seja uma explicação um tanto quanto vaga, essa frase acaba definindo bem a tecnologia. Desenvolvido desde 2019, o Chat Generative Pre-Trained Transformer (GPT) utiliza a inteligência artificial para responder perguntas e até escrever textos simples.

Por mais que pareça um chatbot convencional, na realidade ele se difere justamente pelo uso da inteligência artificial. Dessa forma, em vez de responder de acordo com comandos pré-selecionados, o ChatGPT consegue entender o significado das frases inseridas nele. Com isso, ele consegue responder melhor perguntas.

Picape elétrica GMC Hummer EV [divulgação]
Picape elétrica GMC Hummer EV [divulgação]
No caso da aplicação em carros, o objetivo da GM seria utilizar o recurso para fornecer informações do veículo. Em vez de manuais convencionais, o usuário poderia perguntar diretamente para o chat, ou então efetuar comandos de voz para agendar um compromisso no calendário ou realizar alguma função em casa, se a residência também contar com sistemas de automação.

Outro fator que facilita o uso do ChatGPT é a parceria da GM com a Microsoft. Anunciada em 2021, com o objetivo de criar carros autônomos, a união das empresas pode acelerar a implementação da tecnologia nos carros da General Motors. Afinal, a Microsoft tem feito grandes investimentos na empresa que é dona do chat, o que facilita ainda mais a possibilidade do uso nos veículos da fabricante norte-americana.     

>> GM lançará moto de 500 cm³, mas sem usar a marca Chevrolet

>> GM não quer fim da isenção para elétricos importados

>> Novo SUV elétrico da GM é um mini Suzuki Jimny chinês