Nos últimos anos no mercado automotivo brasileiro não houve reviravolta mais surpreendente do que a que aconteceu no segmento de sedãs compactos. Desde seu lançamento por aqui em 2018, o Fiat Cronos sempre foi coadjuvante de uma categoria dominada pelo Chevrolet Onix Plus (e antes pelo Prisma). Mas o jogo virou. E como virou.
Depois de se tornar o carro mais vendido da Argentina, o Cronos teve sua produção substancialmente elevada a ponto de refletir também no Brasil. Em maio ele saiu da lanterna do segmento e passou a vender mais que o Grand Siena, feito já inédito. Tanto que estava em quarto lugar na categoria. Mas junho foi o ponto de virada.
Ele saltou da quarta posição com 1.967 unidades vendidas para a liderança com 5.404 unidades comercializadas. Foi seu recorde de vendas desde que estreou por aqui e, de quebra, ainda roubou do Chevrolet Onix Plus a liderança. Mas a questão do sedã compacto da GM vai um pouco além.
Outros movimentos
Com a subida do Cronos e a queda do Onix Plus, a categoria se mexeu bastante em junho. O Hyundai HB20S tomou a segunda posição com aumento nas vendas. Já a dupla Virtus e Voyage da Volkswagen trocou as posições. O sedã do Polo manteve seu terceiro lugar, mas o Gol com porta-malas extra caiu para a quarta posição.
Sedãs compactos mais vendidos em junho
- Fiat Cronos – 5.404 unidades
- Hyundai HB20S – 2.579 unidades
- Volkswagen Virtus – 1.952 unidades
- Volkswagen Voyage – 1.552 unidades
- Chevrolet Onix Plus – 1.525 unidades
- Toyota Yaris Sedan – 1.220 unidades
- Fiat Grand Siena – 829 unidades
- Renault Logan – 772 unidades
- Nissan Versa – 666 unidades
- Honda City – 616 unidades
>>Fiat Cronos ganha linha 2022 somente nas versões com motor 1.3
>>Chevrolet Onix e Onix Plus só voltarão a ser fabricados em agosto
>>Nissan Versa Sense Manual: mais legal e racional que deveria | Avaliação
