Home » Destaque » Chevrolet testa central multimídia autolimpante

Destaque

Chevrolet testa central multimídia autolimpante

Registro de patentes feito pela General Motors, dona da Chevrolet, revela um novo sistema de telas que nunca deixará marcas de dedo

2 min de leitura

Cada vez mais o interior dos carros é recheado de telas que exigem o uso das mãos para serem operadas. Por isso, não é nada comum, ao final do dia, a central multimídia ficar recheada de marcas de digitais ou melecadas (dependendo do que você fez com a mão antes de usar a tela). Mas a GM e a Chevrolet parecem ter uma solução para isso.

Registro de patentes descoberto pelo Autoevolution mostram que a General Motors quer quer os carros da GMC, Chevrolet, Buick e Cadillac tenham uma tela autolimpante. O sistema usará raios violeta um sensor fotocatalítico para remover marcas de dedo nas telas. Tudo isso sem que seja visível aos humanos.

Toda tela de LED é composta por três diodos luminosos nas cores vermelho, verde e azul. Na nova tela da Chevrolet, haverá um quarto LED na cor violeta. Essa cor reagirá com o sensor fotocatalítico e com o ar da cabine para limpar sozinho a tela. A “mágica” usará elementos não visíveis ao olho humano, o que deixa tudo mais interessante.

Chevrolet Onix [divulgação]
Chevrolet Onix [divulgação]
A ideia é que um botão físico fora da central multimídia permita o acionamento da função de limpeza. Haverá também opção deixar o sistema atuando o tempo todo para eliminar rapidamente qualquer vestígio de marcas de dedo na tela ou deixar programada sua atuação de tempos em tempos. 

Como se trata de uma tecnologia ainda em desenvolvimento, não será agora que veremos os carros da Chevrolet, Buick, Cadillac e GMC com suas telas autolimpantes. 

>>Chevrolet Montana 2023: preços, versões e ficha técnica

>>Flagra mostra que Chevrolet S10 2024 talvez não mude tanto

>>Novo Prisma? Chevrolet Aveo é lançado mais barato que o Onix Plus

YouTube video

Deixe um comentário

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

Você também poderá gostar