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Citroën Ami for All é a nova versão para PCD do elétrico 

Com chances de vir ao Brasil, o Citroën Ami ganhou uma nova versão voltada para o público PCD, mas sem abrir mão da praticidade do elétrico

Citroën Ami PCD [divulgação]
Citroën Ami PCD [divulgação]

O Citroën Ami  já foi mostrado no Brasil, mas sua chegada por aqui ainda é incerta. Enquanto isso, o pequeno carro elétrico ganhou um protótipo voltado para o público PCD na Europa. Chamado de Ami for All, ele busca facilitar a locomoção, especialmente para aqueles que perderam um ou ambos os membros inferiores. 

Esse projeto foi criado em colaboração com a companhia Pimas, especializada na personalização de veículos para pessoas com mobilidade reduzida, e foi oficializado na feira Autonomic em Paris, França. O Ami for All apresenta diversas adaptações, como um ângulo de abertura maior das portas, uma prancha e alças para a cadeira de rodas, além de controles manuais e mecânicos para acelerar e frear. A proposta central desta conversão é que a entrada e saída não exija ajuda de terceiros, tornando o veículo mais acessível.

O CEO da Citroën, Thierry Koskas, declarou que a essência do Ami é oferecer respostas práticas para a mobilidade, o que, segundo ele, foi feito conferindo facilidade nos curtos percursos e independência para adolescentes, idosos e pessoas sem carteira de habilitação. 

Citroën Ami PCD [divulgação]
Citroën Ami PCD [divulgação]

Quem utiliza o Citroën Ami for All tem a praticidade de colocar a cadeira de rodas paralela ao habitáculo após abrir a porta do motorista, tendo uma prateleira retrátil para permitir a transferência independente. Além disso, a cadeira de rodas pode ser transportada, ou se houver alguém para ajudar, ela pode ser presa em um bagageiro de alumínio atrás do veículo.

Para conduzir o veículo convertido, há um botão no volante para facilitar a aderência e uma alavanca mecânica para controlar a aceleração e a frenagem, enquanto os pedais são operacionais. O Ami possui um motor elétrico com 6 kW alimentado por uma bateria de 5,5 quilowatts-hora, o que lhe oferece autonomia de 75 km no ciclo WLTP. A velocidade máxima é de 45 km/h, o que o qualifica para os adolescentes de 15 anos ou mais na Europa.

Citroën Ami PCD [divulgação]
Citroën Ami PCD [divulgação]

Depois de sua estreia em 2020, o Citroën Ami ganhou recreações para os outros mercados, como o Opel Rocks-e e Fiat Topolino. Para o Brasil, ainda não existe nenhuma informação sobre o lançamento do veículo, mas a Stellantis mostrou interesse em trazer este modelo para o nosso mercado.

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