Destaque

Novo Fiat elétrico tem nome do Mickey e plataforma de Citroën Ami

Novo carro elétrico da Fiat quer ser uma alternativa urbana viável, tem visual descolado e não conta nem com portas

Fiat Topolino [divulgação]
Fiat Topolino [divulgação]

A Fiat trouxe de volta um de seus modelos mais lendários, o Fiat Topolino, que ganhou uma versão elétrica como homenagem ao seu antigo carro, produzido de 1936 a 1955. Além disso, a nova versão é baseada no Citroën Ami, que chegou a ser apresentado no Brasil, permitindo que pessoas a partir dos 14 anos possam conduzi-lo. 

A foto divulgada pela Fiat revela algumas das mais modernas inovações estéticas em relação ao Citroën. Uma delas é a forma arredondada dos faróis, e as faixas cinza que remetem ao cromado do passado. O interior também foi bastante criativo, com estofamento em tecidos multicoloridos, teto de lona e um cordão no lugar das portas tradicionais.

É possível que a marca ofereça diversas escolhas de personalização, como cores e acessórios, deixando o seu carro com nome do rato da Disney ainda mais único. E, quanto ao seu mecanismo, o Topolino contará com um motor elétrico de 6 kW, alimentado por uma bateria de 5,5 kWh, capaz de oferecer uma autonomia de cerca de 75 km.

Fiat 500 Topolino []divulgação]
Fiat 500 Topolino [divulgação]
A Fiat ainda não divulgou os preços, porém, de acordo com a imprensa europeia, o novo modelo deve ficar na faixa dos 8.000 euros (R$ 44.000). No caso de incentivos locais, porém, é possível que esse valor caia para aproximadamente 6.000 euros (R$ 32.000). 

Já a vinda desta versão elétrica para o Brasil é bastante improvável. Afinal, o modelo tem velocidade máxima de 45 km/h, mesmo problema do primo Citroën Ami. Com isso, não seria possível que o modelo rodasse em vias expressas, sem contar que o preço no mercado brasileiro seria bem maior que o praticado na Europa. 

Fiat 500 Topolino [divulgação]
Fiat 500 Topolino [divulgação]

Fiat Topolino

A relação da Fiat com o nome Topolino é longa. Quando a primeira geração do 500 foi lançada, ela ganhou esse apelido porque seu design lembrava a cara de um rato. Sem contar que o Mickey Mouse é chamado de Topolino na Itália, então o apelido pegou. Por mais que a versão moderna não seja tão caricata assim, é legal ver a marca trazer de volta um nome tão marcante e importante de sua história.

>> Exclusivo: Fiat Fastback Abarth terá toque de Compass S

>> Apenas 4 picapes vão ficar mais baratas com o corte de impostos dos carros

>> 5 SUVs baratos que poderiam ser lançados com o projeto de carro popular