Uma minivan que conseguiu atrair atenção do público desde que chegou ao mundo foi a Citroën Xsara Picasso. Com um nome que homenageia uma grande personalidade das artes, o modelo sempre atraiu famílias que buscavam espaço e tinha ainda um visual pra lá de diferente para sua época. Aperte os cintos e conheça a história da minivan que ao contrário do pintor, não tinha nada de cubista.
A primeira vez que o mundo viu a Xsara Picasso foi em 1999 na Europa. Pouco tempo depois, no começo de 2001 ela veio para o Brasil. Sua chegada é muito importante para a história da marca francesa no país tropical. O que acontece é que esse foi o primeiro modelo que começou a ser produzido na fábrica da PSA de Porto Real, no Rio de Janeiro.
Se o exterior chama atenção pelas linhas arredondadas e que gerava comentários por se parecer com um ovo, o triunfo da Citroën Xsara Picasso era o interior. Seu painel de instrumentos era digital em uma época que não era comum. Além disso, ele ficava posicionado no centro, como o do Toyota Etios. Por lá, também ficava tanto o câmbio manual de 5 velocidades ou a transmissão automática de 4 marchas. 5 pessoas viajavam com conforto dentro da minivan e vale ressaltar que todos seus bancos eram individuais.

Xsara Picasso tinha até motor próprio
Como era um modelo que chegava em uma categoria bem calma, a Citroën trouxe novidades para o veículo. Debaixo do capô, havia o motor 2.0 de 16 válvulas. Esse propulsor foi exclusivo para a minivan. Ele rendia 118 cv e 19,4 kgfm de torque. Nessa época, a Xsara Picasso só podia ser abastecida com gasolina. Sua potência proporcionava 174 km/h de velocidade máxima e 12,1 segundos para ir de 0 a 100 km/h.
Se ter desempenho não era crucial, o espaço interno era de tirar o fôlego. A Citroën Xsara Picasso media 4,27 m de comprimento, algo próximo dos hatches compactos atuais, mas tinha um entre-eixos de simplesmente 2,76 m. Ou seja, espaço para pernas e cabeça não faltava. No porta-malas, o tamanho de 550 litros faz inveja até hoje para sedãs médios e SUVs. Para diferenciá-la de suas rivais como a Renault Scénic e a Chevrolet Zafira, a Xsara Picasso trazia no amplo bagageiro uma espécie de carrinho de feira dobrável e de plástico.
Em 2003, a minivan ganhou novidades. Suas maçanetas e retrovisores passaram a vir na cor da carroceria e a buzina foi finalmente parar no meio do volante. Até então, ela ficava em um botão na alavanca do pisca. Para o ano seguinte, seu motor ganhou mais potência e rendia 138 cv, a embreagem passou a ser hidráulica, que era mais leve e seu sistema de acelerador se tornou eletrônico. Contudo, a linha 2006 é quem mais mudou.
A Citroën Xsara Picasso recebeu o propulsor 1.6 de 16 válvulas flex, algo inédito em sua história. Mais comedido que o 2.0, esse novo motor rendia 113 cv e tinha um consumo de combustível mais comedido. No final de 2007, a minivan ganhou sua única reestilização para a linha 2008. Nova grade frontal, novos para-choques, novos capô e frisos cromados eram seus destaques. Seu interior ganhou tons mais escuros no acabamento e seu console central ganhou a pintura prateada.
Saída à francesa
Entretanto, após o início da década de 2010, a vida da Citroën Xsara Picasso já não estava boa. Concorrentes mais novos e mais equipados, começo do surgimento dos SUVs e queda na busca por minivans, levaram ao fim desse icônico modelo. Com mais de 100 mil unidades produzidas e vendidas por aqui, a Xsara Picasso se despediu dos brasileiros em 2012.
Na época, o Citroën C3 Picasso, mais quadrado e com ar de SUV compacto, ficou em seu lugar. Todavia, ele nunca obteve sucesso e saiu de cena pouco mais adiante. A marca ainda vendeu os C4 e Grand C4 Picasso, mas por serem mais caros e importados, também apenas figuravam em sua categoria.
Você tem uma história com a Xsara Picasso? Já andou no modelo? Conte nos comentários
>>Honda City: subiu na vida e virou patrão aos 40 anos
>>Ford Ka foi a baratinha que voou em direção ao sucesso
>>Chevrolet Corsa: um jovem com 30 anos de bagagem


![Citroën Xsara Picasso [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/05/citroen_xsara_picasso_49_edited-1200x720.jpg)

Amo meu Xsara Picasso 2008, carro top até para os dias de hj, carro extremamente desvalorizado, mas um carrão em todos os sentidos e detalhes, só quem já teve um, consegue entender a qualidade desse veículo!
Nós temos um ,e não queremos outro por enquanto,meu filho principalmente adora o espaço,podemos levar até a mini-moto no porta-malas e sobra espaço, satisfação nossa é 100 por cento com o veículo.
Eu tenho uma xp sara picasso de 2001 e já estamos com ela tem 2 anos e nossa família simplesmente amamos.
Temos uma automática até hoje em casa, conforto é o sobrenome dela. Excelente carro para uma viagem em família, boa estabilidade em curvas, só peca pela manutenção do câmbio automático AL4 mesmo, pois todo o resto é bem robusto para um carro de marca francesa
Possuo um Xsara Picasso 2010/2011 a mais de 10 anos, e já rodou de leste a oeste desse Brasil…
Impressionou de tão horroroso. De tão feio, virou pintura
Xsara Picasso marcou o começo da minha família, assim que minha esposa ficou grávida compramos o nosso primeiro era 2001, depois 2008 exclusive 1.6 ( a melhor) por último a 2012 série avatar que vinha com dvd de teto na época, enfim melhor custo benefício que existe no brasil para uma família com filhos, manutenção barata e não quebra, já a versão 2.0 automático ou manual é problemática por não ter mão de obra especializada.
Temos um…estamos querendo trocar por um mais novo…mas não estamos encontrando!
Tenho uma xsara 2004 e está em perfeito estado carro muito bom motor está redondo não me arrependo de ter comprado
Eu tenha um X sara picasso velhinho 2005 prata Automatico e manual mais uso o Automatico amo muito se pudesse trocar seria outro citroen xsara picasso sou apaixonada pelo meu imagina se fosse mais novo são lindos
Temos um Picasso 2001 ,a mais de 10 anos. Foi muito usado até 2 anos atrás para nosso filho que faleceu. Ele tinha limitações e precisávamos de um carro confortável para ele pois tínhamos a cadeira de roda e outros carros nenhum deu certo. Picasso era o carro de nosso filho e com a mesma idade.
Infelizmente ele se foi , e todos os dias olho para o Picasso e lembro fortemente dele.
Jamais será vendido.
Tenho a minha nave Xsara Picasso 2008/2009 há 11 anos, nunca me deixou na mão, hj está com 213.000 km rodados e ainda estou protelando para trocar!! Amoooo minha nave!!!