Estudo afirma que SUVs grandes são perigosos para o mundo

Os SUVs grandes vieram para ficar e atraem cada dia mais o público, só que especialistas estão preocupados com suas larguras

Mercedes-Benz GLS 2024 [divulgação]
Mercedes-Benz GLS 2024 [divulgação]

A onda de SUVs tomou conta do mundo todo. Todos os países do planeta Terra contam com ao menos um SUV grande para opção de compra da população. Contudo, um estudo europeu mostrou que a cada dois anos, esses modelos ganham alguns centímetros na largura e isso pode trazer problemas graves para pedestres e para o trânsito.

De acordo com o estudo produzido pela equipe do Transport & Environment, a largura desses modelos na União Europeia cresce a cada dois anos 1 cm. Todo este crescimento começa a atrapalhar no tamanho das vagas de estacionamento e principalmente na circulação pelas vias, uma vez que as ruas europeias são conhecidas por serem estreitas. A largura média dos carros 0km produzidos na União Europeia já atingiu a marca de 1,80 m. Isso alarma, pois o limite imposto pelo governo europeu de largura máxima é de até 2,55 m para todos os veículos.

Todos os detalhes do estudo alarmaram os especialistas e eles afirmaram que os governantes europeus precisam alertar as montadoras sobre seus SUVs grandes. Como o tamanho dos carros cresce aos poucos, logo os modelos tendem a deixar as cidades mais congestionadas e também se tornam cada vez mais perigosos de forma fatal para pedestres e ciclistas. Para efeito de comparação, as vagas de estacionamento da Europa foram criadas para acomodar confortavelmente carros com largura de até 1,80 m. Ou seja, já existem modelos que não ficam no espaço demarcado.

Audi Q8 [Auto+ / João Brigato]

Capô mais alto pode matar ciclistas

Atualmente, grande parte dos SUVs grandes vendidos na Europa já possuem a largura com 2 m de comprimento. Os especialistas ainda fizeram um gráfico, o qual mostra o espaço para que um ciclista transite com segurança tanto entre carros médios quanto SUVs. Com dois carros médios ao lado, um ciclista consegue andar no meio e ter um espaço até um terceiro modelo, mas se a cena é feita com SUVs, tudo muda. Neste caso, com dois modelos grandes lado a lado, o ciclista acaba por raspar em um terceiro automóvel e é aqui que mora o perigo.

Outro ponto levantado acerca da periculosidade dos SUVs é sobre sua altura. Segundo um estudo da equipe do Instituto Vias na Bélgica, realizado entre 2017 e 2021, o ato de aumentar em 10 cm o tamanho do capô do modelo, aumenta em 30% as chances de matar os ciclistas e pedestres no caso de um atropelamento. O Parlamento e o Conselho europeus terão de implantar medidas mais rígidas para as montadoras. A França possui um programa que desencoraja os donos a andarem com seus enormes SUVs pelas ruas. Agora, falta os demais países criarem normas parecidas.

SUVs
Gráfico que mostra o tamanho dos SUVs grandes [Transport & Environment/ Reprodução]
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