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Dodge Hornet é um Alfa Romeo com coração de Compass 4xe

Substituto do jurássico Journey, novo Dodge Hornet é uma mistura de Alfa Romeo Tonale com Jeep Compass 4xe

Dodge Hornet [divulgação]
Dodge Hornet [divulgação]

Uma das grandes vantagens de se estar em um grupo grande como a Stellantis é o compartilhamento de peças e modelos. Vemos isso em Peugeot e Fiat com Partner Rapid e Fiorino ou com o Peugeot 208 usando motor 1.0 do Fiat Argo. Mas agora o grupo foi um pouco além misturando Jeep, Dodge e Alfa Romeo em um só carro.

O inédito Dodge Hornet nasce com jeitinho de modelo inédito, mas com muito aproveitado de seus primos. Começa que, na prática, ele é um Alfa Romeo Tonale com para-choques diferentes e traseira levemente modificada. Pouco de Dodge há no carro e muitos elementos são nítidos da Alfa Romeo. É a mesma estratégia da Peugeot Partner Rapid.

Coração 4xe

Só que o mais interessante é que o modelo tem alma de Jeep Compass, mas especificamente da versão híbrida 4xe recentemente testada aqui no Auto+. O Dodge Hornet R/T, versão topo de linha do SUV, usa o mesmo conjunto hibrido do Compass. Trata-se de um 1.3 quatro cilindros turbo movendo as rodas dianteira e um motor elétrico para as traseiras.

Dodge Hornet [divulgação]
Dodge Hornet [divulgação]
Só que, por ser uma marca mais esportiva, a Dodge colocou um pouco de pimenta no Hornet em relação ao Compass 4xe. O modelo traz 285 cv e 53 kgfm de torque contra 240 cv e 47,9 kgfm do Jeep. Só que para atingir esses números é preciso ativar o modo PowerShot, que adiciona 25 cv por até 15 segundos.

Com isso, o SUV da Dodge chega aos 100 km/h em 6,1 segundos e é gerenciado pelo mesmo câmbio automático de seis marchas que está nas versões flex de Jeep Renegade, Compass, Commander e na Fiat Toro. A autonomia elétrica é de 56,3 km e ele pode ser carregado em 2,5 horas em um carregador rápido.

Dodge Hornet [divulgação]
Dodge Hornet [divulgação]
Para quem não precisa de um híbrido, o Hornet GT traz motor 2.0 quatro cilindros turbo de 265 cv e 40,8 kgfm de torque. Com esse conjunto, ele atinge os 100 km/h em 6,5 segundos. Segundo a Dodge, o Hornet é o SUV mais rápido dos EUA que custe menos de 30 mil dólares (preços não foram divulgados para além da faixa inicial do modelo).

Dodge Romeo

Visualmente, Hornet e Tonale se diferenciam em detalhes. O Dodge tem capô com reentrâncias e marcações mais fortes, além de para-choque com desenho agressivo que segue a estética do Charger. Ele é o primeiro modelo da Dodge a trazer na grade o novo logo com dois riscos, bem parecido com metade da Fiat Flag usada no Brasil.

Dodge Hornet [divulgação]
Dodge Hornet [divulgação]
Já os faróis tem desenho interno diferente com luz diurna na parte superior. Atrás as lanternas são ligadas como no Alfa Romeo, mas sem os elementos redondos do modelo italiano. Há o logo de uma abelha na lateral, enquanto por dentro a única diferença para o primo italiano está no logotipo da Dodge no lugar do escudo da Alfa Romeo.

Oficialmente a Dodge ainda existe no Brasil, apesar de não vender nenhum modelo. O Hornet poderia marcar o retorno da marca por aqui. Seria uma maneira de ter um Alfa Romeo no Brasil sem a presença de fato da marca italiana e também um importante retorno de um braço americano da Stellantis.

Dodge Hornet [divulgação]
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