Home » Destaque » Em 2023, duas caminhonetes grandes serão lançadas no Brasil

Destaque

Em 2023, duas caminhonetes grandes serão lançadas no Brasil

Ford e Chevrolet cansaram de ver a RAM dominar o segmento de caminhonetes grandes e finalmente trarão seus modelos para cá

3 min de leitura

As caminhonetes estão na moda. Próximo segmento a explodir depois dos SUVs, elas aos poucos estão dominando o mercado, em especial nas faixas mais altas. Prova disso é que 2023 será o ano das picapes, com a Fiat entrando no segmento de médias com a Landtrek, Chevrolet lançando a nova Montana, mas também teremos novos modelos gigantes.

Ford e Chevrolet confirmaram que lançarão suas picapes grandes no Brasil em 2023, mas ainda sem data específica anunciada. A dupla cansou de ver a Stellantis nadar de braçadas com as RAM Classic, 1500, 2500 e 3500. Por isso, a Ford escalou a F-150 para o Brasil e a Chevrolet trará a Silverado para cá no ano que vem. 

E esse não é um mercado pequeno, segundo dados fornecidos pela Fenabrave. Até novembro, a RAM vendeu no acumulado do ano 248 unidades da Classic, 908 unidades da 2500, 1.138 unidades da 1500, mas sua campeã de vendas é a maior de todas: a RAM 3500 vendeu 1.752 unidades somente em 2022. 

RAM
RAM 3500 Limited Longhorn [divulgação]
O que surpreende, no entanto, é que a Ford F-150 e a Chevrolet Silverado, que serão importadas oficialmente para o Brasil só em 2023, têm vendas relativamente altas para carros que não são trazidos pelas montadoras. No acumulado do ano, foram vendidas 23 Silverado no Brasil e 18 F-150, mostrando a força de ambas mesmo sem suporte da marca.

Coração V8

Assim como já acontece com a RAM 1500, a Ford F-150 e a Chevrolet Silverado usarão motor V8 a gasolina. A vantagem das duas marcas é que os motores já estão em uso no Brasil com os muscle-cars Mustang e Camaro. No caso da Ford é um 5.0 V8 de 405 cv, enquanto na Chevrolet o 6.2 V8 entrega 461 cv.

Ford F-150 [divulgação]
Ford F-150 [divulgação]
Ambas as caminhonetes possuem versões V6 com um ou dois turbos nos EUA, mas é pouco provável que essa opção seja ofertada aqui. Isso porque seria um novo motor a ser homologado e colocaria as caminhonetes grandes de Ford e Chevrolet em desvantagem perante a RAM 1500. Das três, só a Silverado tem opção de motor diesel, mas ele não será oferecido no Brasil.

A opção diesel da Silverado é oferecida somente em uma versão específica mais voltada ao trabalho. Esse tipo de caminhonete no Brasil é totalmente voltada a performance, em especial na estrada e cidade. Quase um muscle-car com caçamba. Por isso, a escolha sobre o motor V8 recai sobre elas.

>>Nova Ford Ranger ganha versão V6 de luxo por R$ 282 mil

>>Chevrolet Silverado HD 2023 ganha motor diesel de 470 cv

>>RAM 2500 e 3500 diesel podem pegar fogo do nada

YouTube video

3 comentários em “Em 2023, duas caminhonetes grandes serão lançadas no Brasil”

  1. adinaldo mundim

    E a Ram vai continuar “mandando” nesse segmento de pick UPs, pois depois de tantas promessas da Ford e GM, ninguém acredita mais que elas virão pro Brasil.

    • Marcos Ribeiro

      É uma boa notícia para o segmento, mas a leitura do mercado brasileiro pode estar parcialmente equivocada, as versões da ram que mais venderam foram a diesel e o brasileiro por si só quando pensa em uma caminhonete já pensa em motor a diesel também. Vamos aguardar vai ser bacana ver esses modelos desfilando pelas ruas do Brasil.

    • Norival de Souza Cavalcante

      Qual o fundamento de sua afirmação, achismo? Só pode, dizer que a Ford e a GM demoraram a trazer suas picapes grandes, esquecendo que as mesmas já têm picapes médias, algo que a Stellantis não tinha, por isso antecipou o lançamento da RAM. Simples assim!

Deixe um comentário

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

Você também poderá gostar