As caminhonetes estão na moda. Próximo segmento a explodir depois dos SUVs, elas aos poucos estão dominando o mercado, em especial nas faixas mais altas. Prova disso é que 2023 será o ano das picapes, com a Fiat entrando no segmento de médias com a Landtrek, Chevrolet lançando a nova Montana, mas também teremos novos modelos gigantes.
Ford e Chevrolet confirmaram que lançarão suas picapes grandes no Brasil em 2023, mas ainda sem data específica anunciada. A dupla cansou de ver a Stellantis nadar de braçadas com as RAM Classic, 1500, 2500 e 3500. Por isso, a Ford escalou a F-150 para o Brasil e a Chevrolet trará a Silverado para cá no ano que vem.
E esse não é um mercado pequeno, segundo dados fornecidos pela Fenabrave. Até novembro, a RAM vendeu no acumulado do ano 248 unidades da Classic, 908 unidades da 2500, 1.138 unidades da 1500, mas sua campeã de vendas é a maior de todas: a RAM 3500 vendeu 1.752 unidades somente em 2022.

Coração V8
Assim como já acontece com a RAM 1500, a Ford F-150 e a Chevrolet Silverado usarão motor V8 a gasolina. A vantagem das duas marcas é que os motores já estão em uso no Brasil com os muscle-cars Mustang e Camaro. No caso da Ford é um 5.0 V8 de 405 cv, enquanto na Chevrolet o 6.2 V8 entrega 461 cv.
![Ford F-150 [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2022/04/ford_f-150_lariat_supercrew_74_edited-750x450.jpg)
A opção diesel da Silverado é oferecida somente em uma versão específica mais voltada ao trabalho. Esse tipo de caminhonete no Brasil é totalmente voltada a performance, em especial na estrada e cidade. Quase um muscle-car com caçamba. Por isso, a escolha sobre o motor V8 recai sobre elas.
>>Nova Ford Ranger ganha versão V6 de luxo por R$ 282 mil
>>Chevrolet Silverado HD 2023 ganha motor diesel de 470 cv
>>RAM 2500 e 3500 diesel podem pegar fogo do nada



E a Ram vai continuar “mandando” nesse segmento de pick UPs, pois depois de tantas promessas da Ford e GM, ninguém acredita mais que elas virão pro Brasil.
É uma boa notícia para o segmento, mas a leitura do mercado brasileiro pode estar parcialmente equivocada, as versões da ram que mais venderam foram a diesel e o brasileiro por si só quando pensa em uma caminhonete já pensa em motor a diesel também. Vamos aguardar vai ser bacana ver esses modelos desfilando pelas ruas do Brasil.
Qual o fundamento de sua afirmação, achismo? Só pode, dizer que a Ford e a GM demoraram a trazer suas picapes grandes, esquecendo que as mesmas já têm picapes médias, algo que a Stellantis não tinha, por isso antecipou o lançamento da RAM. Simples assim!