Fiat em 2023 terá rival da Hilux baseada em caminhonete Peugeot

Para atuar acima da Toro e explorar o mercado de caminhonetes médias mais forte que a Peugeot, Fiat terá uma rival da Toyota Hilux

Fiat
Peugeot Landtrek [divulgação]

Depois de muita especulação e mudanças de planos aos 45 minutos do segundo tempo, a Stellantis trocou a marca pela qual venderá a Landtrek no Brasil. A caminhonete média desenvolvida pela Peugeot e pela Changan não será vendida pela marca francesa por aqui, mas sim pela Fiat. A ideia é atuar acima da Toro.

A Fiat confirmou que sua nova picape estreia em 2023, mais precisamente no segundo semestre. Isso se faz necessário porque ela será produzida no Uruguai, onde já são feitos os utilitários da Stellantis Fiat Scudo, Citroën Jumpy e Peugeot Expert. A Peugeot seguirá vendendo a caminhonete em outros países e a mudança, a princípio, afeta só o Brasil.

Mas por que a Stellantis fez isso? Simples: apesar da boa fama da Peugeot entre utilitários, o segmento de caminhonetes abrange também um público que não se liga aos modelos comerciais. É um segmento extremamente tradicionalista e ligado ao legado das marcas, o que explica modelos como Chevrolet S10 e Toyota Hilux sempre na liderança.

Caminhonete média Fiat [divulgação]
Caminhonete média Fiat [divulgação]
Além disso, o número de concessionárias Fiat é bem maior do que o da Peugeot, permitindo uma maior distribuição do modelo e consequentemente maiores chances de sucesso. Além disso, Strada e Toro são as caminhonetes mais vendidas do Brasil, mostrando que a marca italiana já aprendeu a dominar esse segmento com folga, ao contrário da Peugeot que fracassou com a Hoggar.

Desenvolvimento final

Segundo a Stellantis, a nova picape está em fase final de desenvolvimento nos Centros Técnicos de Engenharia da Stellantis no Polo Automotivo em Betim. Contudo, ela não terá modificações visuais, como o teaser deixa claro. Será um carro com estilo totalmente Peugeot, mas logotipo da Fiat. 

Fiat Fullback (divulgação)

Essa será a segunda vez que a Fiat fará isso na história. Vale lembrar que há alguns anos, a marca italiana vendeu na Europa a Fullback. Ela nada mais era que a Mitsubishi L200 Triton com grade modificada. Até hoje a Fiat não desenvolveu sozinha uma picape maior que a Toro e isso parece que não mudará tão cedo com o novo modelo nascido Peugeot e Changan.

>>Fiat prepara segunda geração do Argo com inspiração em C3

>>Fiat 600 e a polêmica minivan Multipla vão voltar ao mercado

>>Por que o Fastback parece (e é) desproporcional?