Ao vivo
Home » Destaque » Exclusivo: Jeep Compass trocará motor diesel pelo 2.0 da Rampage

Destaque

Exclusivo: Jeep Compass trocará motor diesel pelo 2.0 da Rampage

Fim do Jeep Compass diesel é motivado pela troca de motor, mas a compensação virá no novo 2.0 a gasolina vindo da Ram Rampage

3 min de leitura

Em uma recente decisão, a Stellantis resolveu colocar fim ao Jeep Compass diesel. A mudança não deve ocorrer ainda na linha 2024, mas acontecerá assim que o motor 2.0 quatro cilindros turbo diesel for substituído pelo novo 2.2 quatro cilindros turbo diesel. Com isso, será o fim do Compass diesel no Brasil.

Segundo fontes ligadas à marca, a atual geração do Jeep Compass passará por uma drástica mudança de motores. As versões Sport, Longitude, Limited e Série S seguirão equipadas com motor 1.3 quatro cilindros turbo com 185 cv e 27,5 kgfm de torque e tração 4×2. Contudo, haverá a opção de associar esse motor à tração 4×4 e ao câmbio automático de nove marchas.

Com isso, a versão Trailhawk migrará do motor diesel para o flex, seguindo o que já foi feito com o Jeep Renegade. Hoje, vale lembrar, o Compass Trailhawk é a única variante do SUV médio que não tem outra opção de motor além do diesel. As versões Longitude e Limited hoje já são oferecidas com motor flex ou com diesel. Já a Sport e Série S só usam o 1.3 flex.

Jeep Compass Trailhawk [divulgação]
Jeep Compass Trailhawk [divulgação]

Ainda não se sabe como ficará a organização de versões do Jeep Compass quando o motor 1.3 passar a dominar a linha. É possível que os modelos Longitude e Limited passem a ser vendidos em opção 4×2 e 4×4. Já o Série S e o Sport devem permanecer só com tração dianteira. O único que só terá opção 4×4 é o Trailhawk, por conta da vocação off-road.

Tchau Compass diesel, olá Compass gasolina

A grande surpresa, contudo, será a inclusão do novo motor 2.0 Hurricane 4 da Ram Rampage na gama do Compass. O quatro cilindros turbo, que só bebe gasolina, entrega 272 cv e 40,8 kgfm de torque e será o motor mais potente da história do SUV médio da Jeep. Por ser mais leve que a Rampage, deve fazer de 0 a 100 km/h em menos de 6,9 segundos.

Ram Rampage 2.0 turbo [divulgação]
Ram Rampage 2.0 turbo [divulgação]

O novo motor deverá ser associado a uma nova versão com pegada esportiva, tanto visual, quanto de suspensão. É possível que o nome Trackhawk seja usado ou uma nova variante. A Jeep também deve usar esse motor na versão luxuosa Limited ou na Série S. Assim como a Rampage, o Compass 2.0 turbo terá tração 4×4 e câmbio automático de nove marchas.

Com isso, o novo motor 2.2 quatro cilindros turbo diesel ficará exclusivo para o Jeep Commander e para a Ram Rampage. A Fiat Toro também não deve receber o novo motor diesel, trocando ele pelo 1.3 turbo com tração 4×4.

>>Efeito Ram Rampage: 5 carros com nomes que são cacofonias

>>Rampage é a Ram do tamanho certo | Impressões

>>5 rivais de Compass, Taos e Corolla Cross que não temos no Brasil

2 comentários em “Exclusivo: Jeep Compass trocará motor diesel pelo 2.0 da Rampage”

  1. Mauricio

    Cuidado Jeep fizer isso vai ser um tiro no proprio pé, as coisas já estao normalizando, pois o diesel já caiu de preço e esta mais barato que a gasolina novamente, sem contar o diesel S10 de hoje tem 10 particulas por milhão de enxofre igual a gasolina, por isso nao tem cheiro e polue menos por ser mais eficiente chegando no caso do Jeep a ser 50% mais economico, pois esse novo motor da Rampage faz 8 km/ litro gasolina na cidade enquanto a Toro (exatamente mesmo carro) faz 12 km/ litro de diesel

  2. Mauricio

    Não acho que a Jeep fará essa besteira, pois o diesel sempre foi historicamente mais barato, agora em julho/23 pelo menos no estado de SP quem vai aos postos ja sente no bolso que as coisas já estao normalizando, pois o diesel já caiu de preço e esta mais barato que a gasolina novamente, sem contar o diesel S10 de hoje tem 10 particulas por milhão de enxofre igual a gasolina, por isso nao tem cheiro e polue menos por ser mais eficiente chegando no caso do Jeep a ser 50% mais economico, pois esse novo motor da Rampage faz 8 km/ litro gasolina na cidade enquanto a Toro (exatamente mesmo carro) faz 12 km/ litro de diesel, considerando ainda que as revisões no diesel sao mais baratas, pois sao feitas em intervalos de 20 mil km e nao 10 como na gasolina

Deixe um comentário

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

Você também poderá gostar