Destaque

BYD interrompe fábrica porque faz sangrar narizes de crianças

Fábrica da BYD na China tem produção interrompida por causar dano ao nariz de diversas crianças, enquanto marca bate um recorde

BYD Han [divulgação]
BYD Han [divulgação]

A BYD está passando por uma curiosa situação na China. A marca interrompeu a produção em sua fábrica de Hunan porque a alta poluição gerada pelo local tem causado sangramentos nasais em crianças. O caso é tão grave que autoridades estão investigando o local.

Ainda não há comentário oficial da BYD sobre a situação na fábrica de Hunan descoberta pelo The Financial Times. Relatos apontam que desde a semana passada a marca interrompeu as atividades no local e já fez mudanças nos sistemas de soldagem, revestimento e moldagem – três pontos que estariam gerando mais poluição.

Autoridades locais também estariam investigando outra fábrica da marca chinesa em Xingsha com o mesmo problema. Isso fez com que as ações da BYD na bolsa caíssem fortemente, em níveis semelhantes aos recentes fechamentos por conta do novo surto de Covid-19 que está acontecendo na China.

Editar post “BYD confirma rivais híbridos de Toyota Corolla e RAV4 no Brasil” ‹ Automais — WordPress
BYD Qin Plus DM-i [divulgação]

Opostos situacionais

A situação das fábricas deverá ser resolvida em breve, especialmente por conta do novo posicionamento da fabricante no mundo. Ela é a primeira marca chinesa que nasceu produzindo carros a combustão e agora não faz ou vende qualquer modelo que não seja híbrido ou elétrico.

Vale lembrar que diversas marcas chinesas já nasceram elétricas, contudo, ao contrário da BYD, não possuem um passado em que vendiam carros a combustão. Aqui no Brasil ela oferece somente dois carros elétricos: o SUV grande Tan e o sedã esportivo Han. Em breve teremos os híbridos Song Plus e Qin Plus.

BYD Tan [divulgação]
Essa transição fez bem à BYD, que teve crescimento de 166% nas suas vendas nos três primeiros meses de 2022 quando comparado ao ano passado. Foram 397.420 carros vendidos entre janeiro e março. Já em abril foram 105.47 carros, sendo 57.403 deles totalmente elétricos e outros 48.072 híbridos plug-in.

>>Seal nasce com mira apontada para Tesla Model 3 e BMW i3

>>BYD confirma rivais híbridos de Toyota Corolla e RAV4 no Brasil

>>Great Wall e BYD registram novos carros híbridos no Brasil