Destaque

Fiat Pulse tem só 2 estrelas no teste de segurança do Latin NCAP

Como último teste de segurança do ano, o Latin NCAP acaba de divulgar os resultados do Fiat Pulse, que conseguiu só 2 das 5 estrelas de pontuação

Fiat Pulse no Latin NCAP [divulgação]
Fiat Pulse [Latin NCAP]

Para encerrar o ano, o Latin NCAP acabou de divulgar os resultados do seu último teste de segurança realizado em 2023. O modelo testado desta vez é o Fiat Pulse, que conseguiu somente duas das cinco estrelas disponíveis na pontuação do crash test.

O Latin NCAP, programa independente que testa a segurança de carros novos vendidos na América Latina e no Caribe, acaba de mostrar o desempenho de um SUV compacto fabricado no Brasil. O Fiat Pulse, que é feito em Betim (MG), recebeu más avaliações na proteção em colisão lateral e na segurança para crianças.

Quais são os problemas de segurança do Fiat Pulse?

Segundo informado pela instituição, o modelo teve proteção limitada para a cabeça dos ocupantes em colisão lateral. Além disso, obteve uma baixa pontuação na proteção para crianças no banco traseiro e nos avisos dos cintos de segurança dos bancos da segunda fileira.

Fiat Pulse no Latin NCAP [divulgação]
Fiat Pulse no Latin NCAP [divulgação]

Equipado de série com controles de tração estabilidade e somente 4 airbags, o Fiat Pulse conseguiu uma pontuação de 67,18% na proteção para ocupantes adultos. No caso das crianças, a nota foi de 55,88%, enquanto para pedestres, uma pontuação de 45,39%.

E os sistemas de auxílio à condução?

Na última categoria avaliada, que é a de assistência à segurança, o SUV compacto conseguiu atingir 55,81%. De acordo com o Latin NCAP, foi testada uma versão com o pacote de segurança mais básico do modelo. Isso quer dizer que ela não inclui a frenagem automática de emergência e nem mesmo o assistente de permanência em faixa.

Fiat Pulse no Latin NCAP [divulgação]
Fiat Pulse no Latin NCAP [divulgação]

Vale lembrar que esse pacote, que é conhecido como ADAS, inclui também o farol alto automático. Porém, ele está disponível como opcional (de R$ 2.490) somente a partir da versão Audace, de R$ 122.490. Na mais cara, chamada de Impetus (R$ 134.490), ele é um equipamento de série.

É importante dizer que o Latin NCAP só avalia esses sistemas de auxilio à condução quando eles atendem alguns pré-requisitos e também requisitos mínimos de disponibilidade na gama do veículo em questão. A instituição diz que ofereceu a avaliação dos sistemas à Fiat, mas que a marca recusou.

O que você achou do desempenho do Fiat Pulse nos testes de segurança? Conte nos comentários.


>> Exclusivo: Fiat Toro Ultra flex 4×2 chega ao Brasil em 2024

>> Honda ZR-V não atingiu 5 estrelas no crash test do Euro NCAP

>> Latin NCAP: JAC E-JS1 é o carro mais perigoso à venda no Brasil