Home » Destaque » Fiat Pulse Impetus vs. VW Nivus Highline: quem entrega mais por menos?

Destaque

Fiat Pulse Impetus vs. VW Nivus Highline: quem entrega mais por menos?

Comparando as fichas técnicas do recém-chegado Fiat Pulse com o Volkswagen Nivus fica claro onde cada um vai atacar

4 min de leitura

Ideia criada pela Honda com o WR-V, os hatches convertidos em SUVs estão cada vez mais presentes em nosso mercado. Ainda que na prática, apesar de não parecer, os rivais Fiat Pulse e Volkswagen Nivus são muito diferentes de Argo e Polo, os quais eles derivam. Mas e na hora da batalha, qual dos dois se sai melhor.

Como anda não pudemos colocar Pulse e Nivus lado a lado, vamos comparar as fichas técnicas de cada modelo para saber qual deles oferece mais por menos. Para alinhar preços e lista de itens de série, os dois se apresentam nas versões topo de linha: Impetus para o Pulse e Highline para o Nivus.

Medidas

O Pulse é o menor dos dois aqui em comprimento e entre-eixos. São 4,09 m de comprimento contra 4,26 m do Nivus. Já o entre-eixos é 3 cm menor no Fiat (2,53 m contra 2,56 m). Já na largura e altura, a vantagem é do estreante com, respectivamente, 1,77 m e 1,57 m. Já o Nivus tem 1,75 m de largura e 1,49 m de altura.

Fiat Pulse Impetus [divulgação]
Fiat Pulse Impetus [divulgação]
Por conta da traseira mais longa, estilo cupê, o porta-malas do Nivus é maior com 415 litros contra 370 litros do Pulse. Já a vocação off-road é do Fiat: ele conta com ângulo de entrada de 20,4° e de saída de 31,6°, com vão livre do solo de 22 cm. O Volks, com pegada urbana, tem ângulo de entrada de 16,9°, ângulo de saída de 19,3° e vão livre do solo de 17,6 cm.

Volkswagen Nivus Highline [divulgação]
Volkswagen Nivus Highline [divulgação]
No peso, o Fiat Pulse Impetus marca 1.237 kg contra 1.199 kg do Volkswagen Nivus Highline.

Motor e câmbio

Fiat Pulse e Volkswagen Nivus usam motor 1.0 três cilindros turbo. A potência é levemente maior no italiano, que conta com 130 cv contra 128 cv. Já o torque é idêntico: 20,4 kgfm, mas o do Pulse chega a 1.700 rpm contra 2.000 rpm no Nivus.

Fiat Pulse Impetus [divulgação]
Fiat Pulse Impetus [divulgação]
O Fiat também é mais econômico, registrando com etanol 8,5 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada contra 7,7 km/l na cidade e 9,4 km/l na estrada do Volkswagen. Com gasolina, o SUV do Argo bate 12 km/l na cidade e 14,6 km/l na estrada, enquanto o derivado do Polo faz 10,7 km/l em perímetro urbano e 13,2 km/l nas rodovias.

Volkswagen Nivus Highline [divulgação]
Volkswagen Nivus Highline [divulgação]
Câmbio CVT com sete marchas simuladas é usado no estreante, enquanto o SUV cupê tem caixa automática de seis marchas tradicional. Ambos têm apenas tração dianteira.

Equipamentos

Pulse Impetus e Nivus Highline têm em comum a lista de equipamentos composta por quatro airbags (duplos frontais e laterais), câmera de ré, controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, faróis full-LED (ainda que o Pulse tenha seta halógena), monitoramento de pressão dos pneus, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, frenagem autônoma de emergência e ar-condicionado digital de uma zona.

Fiat Pulse Impetus [divulgação]
Fiat Pulse Impetus [divulgação]
Eles ainda coincidem na presença de volante com ajuste de altura e profundidade, direção elétrica, limitador de velocidade, piloto automático, rodas de liga-leve de 17 polegadas, retrovisor eletrocrômico, bancos revestidos em couro, painel digital, faróis com acendimento automático, chave presencial e central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay.

O Impetus tem a mais GPS embarcado, Android Auto sem fio (Nivus tem apenas CarPlay sem fio), acionamento do motor pela chave, assistente de permanência em faixa, assistente de farol alto e teto bicolor.

Volkswagen Nivus Highline [divulgação]
Volkswagen Nivus Highline [divulgação]
Já o Nivus contra-ataca com airbags de cortina (ausentes no Pulse, totalizando seis bolsas de ar no Volkswagen), indicador de fadiga, vetorização de torque e piloto automático adaptativo.

>>VW Nivus Comfortline tem custo-benefício sedutor – Avaliação

>>Fiat Pulse traz o que o Argo tem de melhor e além | Impressões

>>Avaliação: VW Nivus supre os órfãos do Golf que não gostam de SUV?  

YouTube video

11 comentários em “Fiat Pulse Impetus vs. VW Nivus Highline: quem entrega mais por menos?”

  1. Cicero

    Esse CrossArgo é horrível!! Kkkkk

    • Fernando

      Gostei muito do lançamento da Fiat, porém, acho que mesmo estando numa faixa de preço menor que a dos concorrentes, os carros no Brasil estão com valores fora da realidade!

  2. Milton Ciongoli

    O artigo está bem completo mas faltou a comparação dos preços.

    • Jose Mario

      Nivus é lindo, esse pulse é esquisito

    • Car Xpert

      Faltou citar que o Ar condicionado do Pulse é DUAL ZONE.

      E citar que o Pulse tem Alexa e Google assistent, além de diversos controles e alertas de modo remoto através do app Conect. Alerta de perímetro, alerta de tráfego etc

  3. Fernanda

    Que se dane quem entrega MAIS (+) por MENOS (-) hj em dia o que importa é quem me leva do ponto A ao ponto B custando menos R$

    • Dario carvalho

      Falou tudo !

    • Jozenildo

      Perfeito!

  4. Thiago Alcantara

    Nivus possui 6 airbags, matéria fala em 4. Airbags traseiros faz muita diferença para os passageiros atrás em questão de segurança. Apenas uma observação.

  5. CarXpert

    Traseira do Pulse é muito linda.
    Ah, vale RESALTAR quena diferença na gasolina é de quase 10 CV a favor do Pulse, são 116 CV no Nivus e 125 CV no PULSE.

  6. Armando

    O Pulse é muito bonito ao vivo… Muito boa impressão mesmo.

Deixe um comentário

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

Você também poderá gostar