![Fiat Pulse Impetus vs Volkswagen Nivus Highline [divulgação] Fiat Pulse Impetus vs Volkswagen Nivus Highline [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2021/10/Pulse-Nivus-990x556.jpg)
Ideia criada pela Honda com o WR-V, os hatches convertidos em SUVs estão cada vez mais presentes em nosso mercado. Ainda que na prática, apesar de não parecer, os rivais Fiat Pulse e Volkswagen Nivus são muito diferentes de Argo e Polo, os quais eles derivam. Mas e na hora da batalha, qual dos dois se sai melhor.
Como anda não pudemos colocar Pulse e Nivus lado a lado, vamos comparar as fichas técnicas de cada modelo para saber qual deles oferece mais por menos. Para alinhar preços e lista de itens de série, os dois se apresentam nas versões topo de linha: Impetus para o Pulse e Highline para o Nivus.
Medidas
O Pulse é o menor dos dois aqui em comprimento e entre-eixos. São 4,09 m de comprimento contra 4,26 m do Nivus. Já o entre-eixos é 3 cm menor no Fiat (2,53 m contra 2,56 m). Já na largura e altura, a vantagem é do estreante com, respectivamente, 1,77 m e 1,57 m. Já o Nivus tem 1,75 m de largura e 1,49 m de altura.
Motor e câmbio
Fiat Pulse e Volkswagen Nivus usam motor 1.0 três cilindros turbo. A potência é levemente maior no italiano, que conta com 130 cv contra 128 cv. Já o torque é idêntico: 20,4 kgfm, mas o do Pulse chega a 1.700 rpm contra 2.000 rpm no Nivus.
Equipamentos
Pulse Impetus e Nivus Highline têm em comum a lista de equipamentos composta por quatro airbags (duplos frontais e laterais), câmera de ré, controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, faróis full-LED (ainda que o Pulse tenha seta halógena), monitoramento de pressão dos pneus, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, frenagem autônoma de emergência e ar-condicionado digital de uma zona.
O Impetus tem a mais GPS embarcado, Android Auto sem fio (Nivus tem apenas CarPlay sem fio), acionamento do motor pela chave, assistente de permanência em faixa, assistente de farol alto e teto bicolor.
>>VW Nivus Comfortline tem custo-benefício sedutor – Avaliação
>>Fiat Pulse traz o que o Argo tem de melhor e além | Impressões
>>Avaliação: VW Nivus supre os órfãos do Golf que não gostam de SUV?