Home » Novidades » Fiat terá SUV subcompacto elétrico com desenho inspirado no Uno Mille

Destaque

Fiat terá SUV subcompacto elétrico com desenho inspirado no Uno Mille

Enquanto no Brasil a Fiat trabalha no SUV do Argo, lá na Europa a marca terá um SUV elétrico inspirado no clássico Uno Mille

3 min de leitura

Depois do lançamento da nova geração do 500 como modelo elétrico, a Fiat dará mais um passo em direção ao mundo sem motores a combustão. Segundo informações do FCE, a marca italiana confirmou a produção de um SUV subcompacto elétrico com baterias da chinesa BYD. O modelo terá desenho inspirado no clássico Uno Mille.

Esse novo Fiat elétrico será a versão de produção do conceito Centoventi, apresentado em 2019 no Salão de Genebra. Ele foi inspirado na primeira geração do Fiat Panda, o qual compartilha muitos elementos com o Uno Mille brasileiro.

A evidência fica ainda mais clara no sketch que abre a matéria onde o conceito traz escada no teto: um clássico meme envolvendo o Uno. A diferença é que a versão de produção será ofertada como um SUV subcompacto. Ou seja, terá suspensão elevada e plásticos pretos na parte inferior da carroceria.

Fiat Centoventi [divulgação] uno Mille
Fiat Centoventi [divulgação]

Se cuida, Kwid

A ideia é oferecer um Fiat elétrico mais barato que o 500, que tem posicionamento premium. O alvo é apontado para o Dacia Spring, versão 100% elétrica do Renault Kwid e atual carro mais barato da Europa movido a energia elétrica.

Além da aparência retrô e das dimensões diminutas (o conceito tinha 3,68 m de comprimento), ele inovará no layout de baterias. O Fiat elétrico usará sistema modular da BYD que permite montar diferentes combinações de baterias. Cada uma delas provém 100 km de autonomia e até 5 unidades podem ser usadas no carro.

Fiat Centoventi [divulgação]
Fiat Centoventi [divulgação]
Assim, a Fiat permitirá ter um hatch elétrico de entrada com pouca autonomia, mas preço baixo – afinal o mais caro de um modelo assim são justamente as baterias. Por outro lado, poderá ter um dos compactos com maior autonomia no mercado, desde que o cliente esteja disposto a pagar por isso.

Outra vantagem é que a modularidade permite que sejam instaladas novas baterias no Fiat elétrico mesmo depois que ele saiu da concessionária. Assim, depois de alguns anos de uso, se o motorista entender que precisa de mais autonomia, pode instalar um novo pack de baterias e aumentar a quilometragem que ele pode rodar com carga completa.

Fiat Centoventi [divulgação]
Fiat Centoventi [divulgação]

>>Fiat confirma novo motor turbo para o Progetto 363 / SUV do Argo

>>Cheyenne pode ser o nome da Fiat Toro da Chevrolet, não Montana

>>Nova Fiat Toro 2022: preços, versões e lista de itens de série em detalhes

YouTube video

1 comentário em “Fiat terá SUV subcompacto elétrico com desenho inspirado no Uno Mille”

  1. Luciano

    Carros elétricos pelo visto serão uma realidade bem distante. Principalmente no quesito preço.

Deixe um comentário

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

Você também poderá gostar