Destaque

E se Fiat Toro e Ford Maverick tivessem versão cabine simples?

Pensadas para o lazer, não para o trabalho, Fiat Toro e Ford Maverick não tem versão cabine simples. Mas e se elas existissem? 

Fiat Toro cabine simples [Auto+ / João Brigato]
Fiat Toro cabine simples [Auto+ / João Brigato]

De todas as categorias de caminhonetes, apenas as intermediárias nunca tiveram versões cabine simples. Das compactas como Fiat Strada, passando pelas médias como Toyota Hilux, até as grandes como RAM 1500, todas contam com opção cabine simples, dupla e até estendida. Mas por que não intermediárias como Fiat Toro e Ford Maverick?

Pensadas para o lazer, não para o trabalho, as caminhonetes intermediárias nasceram com cabine dupla e assim seguem no mercado. Modelos pioneiros como Fiat Toro e Renault Oroch nunca cogitaram a configuração de duas portas, assim como Ford Maverick, Hyundai Santa Cruz e Chevrolet Montana que vieram depois.

Mas e se as marcas mudassem de estratégia e produzissem versões cabine simples? Pensando nisso, as projeções do Auto+ mostram como poderiam ficar esses modelos – os quais tem chance quase zero de existir na vida real. 

Fiat Toro cabine simples [Auto+ / João Brigato]
Fiat Toro cabine simples [Auto+ / João Brigato]
Enquanto em sua variante de quatro portas ainda há uma certa distância visual entre Toro e Strada, na possível versão cabine simples, ou cabine plus como a Fiat prefere, seria inegável a semelhança. Com jeito de Stradona, a Todo duas portas seguiria a fórmula da irmã, mantendo a porta dianteira do mesmo tamanho, apenas recuando a cabine.

Isso permitiria mais espaço na caçamba, com o objetivo de dar à Toro também uma aplicação comercial. Afinal, a caminhonete intermediária é mais vista em estacionamento de shoppings com a caçamba intacta do que servindo ao trabalho. A situação é semelhante com a Ford Maverick, especialmente no Brasil, onde ela custa caro.

Ford Maverick cabine simples [Auto+ / João Brigato]
Ford Maverick cabine simples [Auto+ / João Brigato]
Para chocar ainda mais com o visual, a versão escolhida para receber duas portas apenas é a off-road Tremor. Nessa configuração, a Ford Maverick recebe suspensão elevada, pneus de uso misto, grade frontal preta, faróis escurecidos e detalhes laranja pela carroceria. Diferentemente da Toro duas portas, porém, a Maverick cabine simples teria portas maiores.

Ford Maverick cabine simples [Auto+ / João Brigato]
Ford Maverick cabine simples [Auto+ / João Brigato]

>>Ford Maverick: testei a picape por um mês e 2.000km | Avaliação

>>Fiat Toro 2023 perde uma versão diesel, encarece e ganha itens

>>5 tipos de carros que as marcas desistiram de fazer