Antes segmento mais importante do mercado brasileiro, a categoria dos hatches compactos tem sofrido sucessivas baixas nos últimos meses. Em apenas dois meses, 2021 levou para a aposentadoria Ford Ka, Citroën C3 e Toyota Etios. Isso sem contar que o Nissan March morreu nos últimos meses do ano passado.
Será esse o fim dos carros compactos no Brasil? O que virá no lugar desses modelos? Vamos tentar entender melhor esse movimento das montadoras.
Volume vs. lucro
Com o mercado automotivo encolhendo e os custos de produção de novos modelos subindo cada vez mais, as marcas estão atrás de mais lucro. Brigar no mercado de carros de entrada significa ter custo baixo para atrair consumidores, mas também pouco lucro por unidade. É preciso vender muito para valer à pena.
![Citroën C3 [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2021/03/citroen_c3_59_edited-750x450.jpg)
Ainda assim, nem sempre o volume consegue dar conta. Era assim com o Ford Ka. Ele chegou a alternar com o Hyundai HB20 o posto de segundo e terceiro carro mais vendido do Brasil. Tinha volume, mas não dava lucro para a montadora, que promoveu várias reduções de custo no projeto ao longo do ano.
![Toyota Etios [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2021/03/toyota_etios_platinum_hatchback_21_edited-750x450.jpg)
Faça as contas
Sem volume suficiente para competir com Onix e HB20, as marcas precisam arranjar outras maneiras de lucrar. Investir em outros segmentos de maior valor agregado é uma solução mais lucrativa e rentável. E é justamente aí que entram os SUVs.
![Nissan March [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2021/03/nissan_march_br-spec_9_edited-750x450.jpg)
É claro que o Kicks tem custo de produção mais alto, equipamentos mais sofisticados e melhor construção e acabamento. Ainda assim, o lucro obtido pela montadora com um SUV compacto é muito maior do que com um hatch compacto. Por isso volumes de vendas menores nesse segmento são mais justificáveis.
![Ford Ka [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2021/03/ford_ka_4988_edited-750x450.jpg)
Valor agregado
Essa é a razão pela qual C3, March e Etios serão substituídos por SUVs – ainda que não diretamente em todos os casos. O Citroën C3 deixará seu legado a um novo SUV subcompacto com 4 metros de comprimento desenvolvido para o Brasil e Índia. Pouco se sabe ainda sobre o modelo além de seu porte.
Já o Nissan March já tem pronto seu sucessor: o Magnite. Tal qual o substituto do C3, o Nissan Magnite tem 4 metros de comprimento, foi pensado para a Índia e é um carro de baixo custo. Ele pode ser vendido no Brasil por preço pouco acima de um hatch compacto e dar mais lucro mesmo que venda o mesmo tanto que o March vendia – mas há potencial para bem mais.
![Toyota Etios [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2021/03/toyota_etios_platinum_hatchback_19_edited-750x450.jpg)
A Ford preparava um novo SUV subcompacto para tomar o lugar do Ka e um novo modelo maior para substituir o EcoSport. Deixando bem claro que, tal qual suas rivais, um hatch morreria para dar lugar a um SUV. Mas o projeto foi descartado depois do fechamento das fábricas no Brasil.
![Ford Ka [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2021/03/ford_ka_448_edited-750x450.jpg)
Mais hatches podem morrer?
Com o segmento de carros compactos passando por fortes transformações, alguns hatches estão na berlinda em 2021. O Fiat Uno deve seguir o caminho do Toyota Etios e ser mantido em produção somente para exportação. Já o Volkswagen up! a toda hora é alvo de rumores sobre sua morte (que ainda não ocorreu, vale lembrar).
A Volks pode ainda levar para a aposentadoria o Fox e o Gol, substituindo ambos junto ao up! por um SUV subcompacto como alguns rumores apontam. Outros indicam que um Polo pé-de-boi fará o papel de modelo de entrada da marca muito em breve.
![Citroën C3 [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2021/03/citroen_c3_br-spec_10_edited-750x450.jpg)
![Nissan March [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2021/03/nissan_march_17_edited-750x450.jpg)
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Como meu Etios tem um ano e nove meses de uso, eu pretendia trocá-lo daqui uns três anos.
Mas mudei de ideia e talvez espere uns 10 anos ou até mais para trocá-lo, porque gosto de carros pequenos com motorização acima de 1.0 e quando chegar a hora, é quase certo que eu compre, então, um “chinezinho” elétrico.
Gente?!! Pobre não vai mais poder ter carro, né?! Affff!