A internet foi a loucura quando a Peugeot anunciou a venda da Partner Rapid no Brasil. Mas essa não é a primeira nem a única vez que um utilitário da Fiat ganha logotipo da Peugeot e vice-versa: isso acontece desde antes da Stellantis. Mas saiba que a Fiat Fiorino já rendeu e rende tantos outros inusitados irmãos. Seria esse o Fiorinoverso?
Hoje a Fiat Fiorino brasileira dá origem a dois carros: Peugeot Partner Rapid e RAM ProMaster Rapid. O sobrenome Rapid compartilhado entre os dois não é mera coincidência. O modelo da RAM não é vendido no Brasil, enquanto o da Peugeot sim. Por isso, o borrachão lateral é aproveitado entre os dois modelos.
Fiat Fiorino 2022 [divulgação]Foi uma economia da Stellantis para não precisar criar uma terceira peça somente para a Peugeot. As calotas da ProMaster Rapid são exatamente as mesmas da Parter Rapid. Contudo, só o modelo da Peugeot tem seta no retrovisor e luzes diurnas incorporadas no farol de neblina. A RAM, por outro lado, é a única com sensor de ré.
Peugeot Partner Rapid [divulgação]A RAM traz manopla de câmbio da Strada, enquanto as versões brasileiras usam peça diferente. Coincidentemente, todas vestem os banco da Strada Freedom – entretanto o modelo da Peugeot só faz isso na versão Business Pack. O trio de vans compactas vem com motor 1.4 Fire, mas lá no México onde a ProMaster Rapid é vendida, ela tem 83 cv porque não é flex.
RAM ProMaster Rapid [divulgação]
Fiorinoverso na Europa
Apesar de já descontinuada, a Fiat Fiorino na Europa também fazia parte de um Fiorinoverso próprio. Antes da formação da Stellantis, as marcas Fiat, Peugeot e Citroën já eram parceiras de décadas na criação de veículos comerciais. Tanto que quando resolveram lançar vans compactas, elas mais pareciam miniaturas de Fiat Ducato, Peugeot Boxer e Citroën Jumper.
Fiat Fiorino [divulgação]Com plataforma de Punto e Linea, a nova geração da Fiorino europeia estreou em 2007 junto de seus irmãos Peugeot Bipper e Citroën Nemo. Houve ainda por um curto período de tempo a RAM V700 City, mas somente no Chile. Para a versão de passageiros, a Fiat ainda mudava o nome do modelo para Qubo.
Citroën Nemo [divulgação]A Fiat Fiorino passou por uma única reestilização em 2016, novamente inspirada na van grande Ducato. Os modelos Peugeot e Citroën, por outro lado, morreram em 2016 por conta da proximidade entre as vans maiores Citroën Berlingo e Peugeot Partner/Rifter.
Peugeot Bipper [divulgação]Coincidência ou não, as três Fiorinos brasileiras e as três europeias usam o mesmo motor 1.4 Fire. As versões do Velho Continente, porém, trazem ainda opções movidas a GNV, 1.3 diesel e 1.4 diesel. Outra diferença é que os modelos de lá tem versão furgão, passageiros e até aventureira. Já os de Betim (MG) só são feitos em variante furgão e na cor branca.
Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.