Já pensou em ter na garagem um Ford Fanta? Pois isso quase aconteceu. Durante o processo de escolha do nome para o Taurus, entre as possibilidades que chegaram longe estão alguns nomes usados por diversas montadoras, entre elas Kia, Hyundai e Honda.
A informação foi descoberta pelo Ford Authority no livro “Taurus: Os bastidores do carro que salvou a Ford”, escrito por Eric Taub. A busca pelo nome do novo sedã começou em 1982, exatos quatro anos antes dele ser lançado. Como ele deveria ser um produto revolucionário, mais de 20 nomes foram colocados na lista.
Ford Taurus 1992 [divulgação]Mas o mais interessante é que mais da metade deles foi, no fim das contas, usado por outra fabricante. O mais chamativo de todos, no entanto, é Fanta. A bebida da Coca-Cola surgiu em 1940 e, provavelmente, resultaria em algum problema ao lançar um Ford Fanta.
Ford Taurus 1996 [divulgação]
Nomes que a Ford usou
Entre os nomes pensados pela marca do oval azul e nunca usado por outros modelos de produção estão Ancona, Destiny, Entry, Frise, Innotek, Logic e Ultra. Já o Probe PR-11 talvez seria uma tentativa da marca de criar uma linha de modelos Probe, já que em 1988 um cupê com esse mesmo nome foi lançado.
Ford Taurus 2000 [divulgação]Da lista de descartes, ela aproveitou alguns nomes. Aerostar serviu para uma minivan lançada em 1985 e descontinuada em 1997 após somente uma geração. Já Orion era o nome do equivalente de quatro portas do Verona vendido na Europa. Visualmente, no entanto, eles eram absurdamente diferentes, sendo o modelo brasileiro mais bonito.
Ford Taurus 2008 [divulgação]Telstar também foi usado pela marca do oval azul em um modelo derivado da Mazda. Ele foi vendido entre 1982 e 1999 ao longo de cinco gerações. Mas o mais interessante é a virada que a lista de nomes deu. Todos eles poderiam ter ficado dentro da marca americana e serem usados para o Taurus, mas foram parar em outras montadoras.
Nomes que a Ford descartou
A Kia foi a que mais aproveitou batismos da lista. Entre os descartes aproveitados pela coreana estão Optima, Spectra e Forte. O Optima era um sedã médio-grande abaixo do Taurus e que foi vendido no Brasil. Já Spectra e Forte foram nomes alternativos do Cerato em alguns mercados.
Ford Taurus 2010 [divulgação]Para a Hyundai, o nome Genesis foi aproveitado em um sedã de luxo que depois se tornou u8ma marca completamente separada, rival de Audi, BMW, Mercedes e Volvo. Por fim, a GM lançou o Chevrolet Lumina e o Buick Lucerne graças à desistência da Ford sobre os nomes. Há ainda Tiara que foi usado pela Proton e Integra, que recentemente voltou como Honda e como Acura.
Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.