Destaque

Genesis, da Hyundai, é mais uma a arregar da eletrificação total

Planos para tornar a marca de luxo Genesis uma fabricante só de carros elétricos foram alterados pela Hyundai

Genesis GV80 Coupe [divulgação]
Genesis GV80 Coupe [divulgação]

Mais uma semana, mais uma montadora começa a enxergar que a empolgação na eletrificação total foi um erro. Prova disso, é que a Genesis, marca de luxo da Hyundai, vai postergar seus planos de só produzir carros elétricos e começar a oferecer também carros híbridos.

Atualmente a Genesis tem os modelos GV60, Electrified GV70 e Electrified G80 como seus carros elétricos. Mas não oferecer algum híbrido, nem mesmo híbrido leve. Ou seja, a exceção de dois SUVs e um sedã, o restante da linha de luxo da Hyundai é toda constituída de carros que bebem suco de dinossauro.

Segundo a reportagem da Korean Economy Daily, em 2023 a Genesis vendeu globalmente 225.189 carros. Contudo, só 18.846 são totalmente elétricos, representando menos de 10% das vendas. Em 2022, a situação foi parecida, com 18.759 elétricos, enquanto o total foi de 215.128 unidades. Ou seja, as vendas dos modelos a combustão foram as que cresceram.

Genesis G90 [divulgação]
Genesis G90 [divulgação]

Eletrificada sim, mas não totalmente

Como os planos da Hyundai são tornar a Genesis uma marca global e ganhar mercado, é importante se atentar a mercados que não estão prontos ainda para a eletrificação total. Regiões dos EUA e parte da Europa já adotaram esse tipo de propulsão, mas segmentos específicos ainda preferem modelos a combustão, mas estão de olho nos híbridos.

Por conta disso, os planos de transição elétrica, que seriam iniciados em 2025, serão postergados. A Genesis agora trabalha na eletrificação do motor 2.5 quatro cilindros turbo que usa em diversos modelos. Ele deve receber um motor elétrico (ou até dois), mas será do tipo híbrido tradicional (HEV).

carros
Genesis GV70 [divulgação]
Há uma fortíssima demanda nos EUA por uma versão híbrida plug-in (PHEV), mas a Genesis ainda não parece pronta a adotar a tecnologia. Vale lembrar que Hyundai e Kia, que são parte do grupo da marca de luxo, tem diversos modelos com tecnologia híbrida tradicional ou plug-in, prontas para que a Genesis possa usar.

Você acha que a Hyundai está certa em voltar atrás na eletrificação total da Genesis? Conte nos comentários.

>>Chevrolet oficialmente volta atrás sobre só fazer carros elétricos

>>Caminhonete Kia Tasman aparece junto da Ford Ranger Raptor

>>Hyundai imita o BBB e elimina 5 versões do HB20 2024