Vendas e Preços

Hyundai não desiste e vai aumentar produção de seus sedãs

Mesmo com os SUVs dominando o mundo, a Hyundai resiste e quer que seus sedãs tenham mais unidades vendidas

Hyundai Sonata N-Line 2024 [divulgação]
Hyundai Sonata N-Line 2024 [divulgação]

A Hyundai sabe que os SUVs estão com tudo, tanto que a marca possui utilitários esportivos em sua gama, principalmente no exterior. No entanto, a fabricante entende que os sedãs ainda têm espaço no mercado, e pretende seguir apostando neles, inclusive aumentando a produção do Elantra e do Sonata nos Estados Unidos neste ano.

De acordo com José Muñoz, CEO da Hyundai Motor America do Norte, a montadora espera alcançar um crescimento de dois dígitos nas vendas desses modelos em 2024. Muñoz destacou que aumentar a produção do Elantra e do Sonata é fundamental para impulsionar a lucratividade da empresa neste ano.

“Não estamos tentando superproduzir, mas estamos perdendo algumas vendas porque os revendedores não têm as versões que eles gostariam, então estamos muito conscientes disso”, afirmou o CEO. 

Hyundai Elantra 2024 [divulgação]
Hyundai Elantra 2024 [divulgação]
Vale lembrar que os EUA estão passando por um momento de alta de juros, o que faz a população buscar carros mais acessíveis. E como Elantra e Sonata são mais baratos que alguns SUVs, os consumidores têm apostado nos sedãs na hora de comprar um carro novo na terra do tio Sam.

Vendas de sedãs da Hyundai

Em 2023, a Hyundai vendeu 801.195 veículos nos Estados Unidos, o que representou um aumento de 11% em relação ao ano anterior. Se a marca conseguir um aumento adicional de 10% em 2024, poderá entregar um total de 881.315 carros. No entanto, janeiro deste ano não começou bem para a Hyundai, que registrou uma queda de 9% nas vendas em comparação com o mesmo mês de 2023, totalizando apenas 47.543 unidades.

Hyundai Elantra 2024 [divulgação]
Hyundai Elantra 2024 [divulgação]
O Elantra recebeu uma reestilização em 2023 e registrou uma queda de 20% nas vendas em janeiro deste ano em relação ao mesmo período do ano anterior, com 6.900 unidades entregues. O novo Elantra 2024 tem uma frente baixa, com uma aparência mais afiada e luzes de rodagem de LED estreitas. 

Já o Sonata 2024 também passou por mudanças na frente, com faróis mais finos. Internamente, o modelo conta com duas telas de 12,3 polegadas – uma para o painel de instrumentos e outra para a central multimídia. Os compradores têm a opção de adicionar recursos como head-up display e sistema de som Bose com 12 alto-falantes.

Hyundai Sonata N-Line 2024 [divulgação]
Hyundai Sonata N-Line 2024 [divulgação]
Além disso, pela primeira vez, a Hyundai está disponibilizando o Sonata 2024 com tração nas quatro rodas, além da configuração padrão de tração dianteira, para o mercado norte-americano.

No entanto, as vendas do Sonata também tiveram uma queda em janeiro deste ano. A Hyundai vendeu apenas 3.121 unidades durante o mês nos EUA, uma redução de 36% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Infelizmente esses planos da Hyundai com os sedãs não incluem o mercado brasileiro. Por aqui, a marca coreana segue dividida entre sua produção local, com HB20 e Creta, além da divisão de importados com a CAOA.

Gostaria que a Hyundai voltasse a vender Sonata e Elantra no Brasil? Deixe nos comentários a sua opinião.

>> 5 carros que ninguém jamais deveria comprar

>> Stellantis confirma: Fiat Titano será lançada em 14 de março

>> Rússia toma posse de fábrica da Stellantis ociosa