Logo após inaugurar sua primeira planta em território nacional e localizada em Iracemápolis, interior de São Paulo, a GWM já estuda ter outra fábrica por aqui. A montadora dona do Ora 03 já analisa alguns estados brasileiros que podem abrigar a nova instalação e que pode ou não ser existente. Além disso, a nova planta poderia ser responsável por fabricar carros mais acessíveis para seu atual portfólio.
As mídias Bloomberg e Automotive News levantaram a bola recentemente. O Automotive pontuou que Ricardo Bastos, diretor de assuntos institucionais da empresa, possui propostas de estados como São Paulo, Santa Catarina e Espírito Santo para abrigarem a nova instalação. Ela pode tanto usar de base uma fábrica que já existe, mas que não funciona no momento ou até construir uma nova planta do zero.
Na visão de Ricardo, a fabricante rival da BYD precisa ter produtos mais competitivos, principalmente na faixa de preço abaixo dos R$ 200 mil. Porém, ele se esqueceu que o hatch elétrico Ora 03 consegue sair por menos de R$ 160 mil em uma de suas versões. Uma possibilidade é que o executivo pense em novos modelos nesta faixa de preço e assim a marca atrairia mais clientes.

Segundo semestre de 2025 segue agitado
Outro ponto levantado por Ricardo é que os modelos mais acessíveis farão parte do futuro da fabricante, principalmente para o mercado brasileiro. Duas opções pensadas pelo Automotive News são um SUV menor que o Haval H6 e uma caminhonete menor do que a Poer P30. O SUV poderia ser o Haval H4, que já está à venda no Chile, por exemplo.
Mais compacto, ele tem porte próximo ao do Jeep Compass e Toyota Corolla Cross. Híbrido convencional, ele poderia usar os mesmos componentes do Haval H6 HEV2, assim teria seu custo de produção mais baixo e valor final mais atrativo. Por enquanto, a segunda fábrica da GWM em solo brasileiro segue em estudo, até lá, a instalação de Iracemápolis segue a todo vapor.

Ela já montou o primeiro modelo e o escolhido foi o Haval H6 GT, SUV-cupê híbrido plug-in de 393 cv. Ele parte de R$ 325 mil. A fábrica que já foi berço dos carros da Mercedes-Benz vai cuidar agora da produção da linha Haval H6, do Haval H9 e até da caminhonete média Poer P30. Hoje, ela tem 600 funcionários trabalhando e o número deve superar 2 mil funcionários, já que ela terá segundo turno e produzirá modelos para exportação.
A instalação tem parte de pintura, soldagem e mais setores. Aliás, a região ainda abrigará o centro de pesquisa e desenvolvimento da marca. Ele ficará ao lado da fábrica e terá 15 m² de área total. Os trabalhadores da área cuidarão do desenvolvimento da tecnologia flex e adaptar ao máximo os veículos chineses para os consumidores brasileiros. Ao longo de 10 anos, a GWM aplicará R$ 10 bilhões em solo brasileiro.

Sua operação já conta com 18 fornecedores nacionais, entre eles a Basf, Bosch, Dupont, Goodyear e Continental.
Novos modelos
Em setembro, a fabricante chinesa vai lançar oficialmente a caminhonete média Poer P30 e o SUV grande off-road Haval H9. Ela baterá de frente com a Ford Ranger, Toyota Hilux e companhia e ele briga com Chevrolet Trailblazer, Toyota SW4 e Mitsubishi Pajero Sport. Ambos contarão com motor 2.4 turbo diesel e câmbio automático com tração 4×4. A expectativa é que eles contem com 186 cv, sendo mais fracos que seus rivais diretos.
Os preços serão revelados entre os dias 10 e 12 de setembro e não há confirmação se eles terão algum nível de eletrificação.

Será que a GWM terá uma nova fábrica no Brasil? Você gosta da marca ou prefere a BYD? Conte nos comentários


