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Honda só desistiu do novo Fit no Brasil por dois motivos

Para evitar polêmicas e ciente do maior potencial que tinha o City Hatch, a Honda barrou o novo Fit no Brasil por pouco

Honda Fit [divulgação]
Honda Fit [divulgação]

Faltou muito pouco para o Brasil ter o novo Honda Fit, mas a marca japonesa deu um passo atrás na última hora por dois motivos: custo e estilo. Sempre antes de lançar um carro novo em qualquer lugar que seja, as fabricantes fazem clínicas com seus modelos a fim de sentir a reação do público. E foi aí que o novo Fit levantou uma bandeira amarela na Honda.

Ao fazer as contas, a Honda percebeu que a nova geração do Fit ficaria cara demais para o Brasil. Quando a terceira geração, a última no Brasil, saiu de linha, o modelo custava entre R$ 76.100 na versão de entrada DX e chegava a R$ 102 mil na topo EXL. Pelo índice IPCA, isso faria com que os preços corrigidos do modelo ficassem entre R$ 81.838 e R$ 109.691.

Contudo, com os sucessivos aumentos de preços, não seria difícil imaginar um carro com valores começando em R$ 100 mil – isso para a geração antiga. O novo modelo, com produção nacional e redução máxima de custos, dificilmente custaria menos de R$ 120 mil em uma versão de entrada bem básica, enquanto o topo de linha beliscaria os R$ 180 mil para mais.

Honda Fit [divulgação]
Honda Fit [divulgação]
Esse é um território de preço onde está o novo HR-V, que é bem maior e mais sofisticado que o Fit. Para contornar isso, a Honda entendeu que o City Hatch poderia fazer o mesmo papel, custando bem menos. Hoje o modelo custa entre R$ 121.200 e R$ 130.700, sendo comercializado a partir da versão EXL, que já foi a top do Fit.

Polêmica evitada?

Mas havia outra pedra no sapato da Honda para trazer o novo Fit: o visual. Fontes ligadas a marca relataram que além dos custos altos, o modelo não foi bem recebido nas clínicas de estilo. Ele foi recebido de maneira polêmica, diferentemente do City Hatch que foi considerado um carro mais sofisticado e elegante.

Honda Fit Crosstar [divulgação]
Honda Fit Crosstar [divulgação]
De fato, o estilo da nova geração do Fit não é dos mais ortodoxos. O modelo voltou a ter faróis grandes e a grade frontal em U não é para todos. Mudar muitos elementos visuais distanciaria a Honda da imagem de marca global, enquanto simplificar o Fit não seria uma solução boa para os clientes do carro.

Como a recepção pelo City Hatch foi melhor, a marca percebeu que não havia mais espaço para o novo Fit no Brasil. Isso significa, porém, que ele está descartado para sempre? Não. A versão híbrida importada poderia ser uma solução para a Honda no Brasil eletrificar sua linha e trazer o Fit de volta. Mas, se isso acontecer, não espere o modelo por menos de R$ 200 mil.

Honda Fit [divulgação]
Honda Fit [divulgação]

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