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Honda ZR-V deve ser vendido em pelo menos 2 versões no Brasil

Versão híbrida do Honda ZR-V já está confirmada, mas a marca japonesa não descarta trazer o modelo com motor 2.0

Honda ZR-V [divulgação]
Honda ZR-V [divulgação]

O lançamento da nova geração do HR-V no Brasil mostrou onde a Honda quer posicionar o modelo por aqui: versões aspiradas pegam os SUVs compactos de topo, enquanto as turbo vão atrás dos modelos médios de entrada. Mas e para brigar com Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e Volkswagen Taos lá em cima? Ai será papel do Honda ZR-V.

Antes de ter seu nome oficial global anunciado, a Honda já havia confirmado que lançaria o modelo por aqui. Aliás, ZR-V será o nome definitivo dele em nossas terras, enquanto nos EUA e México ele usa HR-V. Para o nosso país, a marca havia deixado claro somente que lançaria a versão híbrida com mesmo motor do Civic importado, mas pode haver mais.

Fontes ligadas à marca indicam que o Honda ZR-V deverá ser vendido no Brasil em pelo menos duas versões. O que não ficou claro é se serão duas opções de acabamento para os modelos com motor e:HEV híbrido ou duas variações mecânicas. A aposta recai mais sobre a segunda alternativa e há um motivo para isso.

Honda ZR-V [divulgação]
Honda ZR-V [divulgação]

Coração de Civic

Como o conjunto híbrido envolve dois motores e é mais caro, a Honda pode usar o ZR-V e:HEV para brigar com Corolla Cross Hybrid e Compass diesel. Já a versão (ou as versões) com motor 2.0 aspirado serve para partir pouco acima do que hoje custa o HR-V, que termina na faixa dos R$ 185 mil.

Assim, a Honda pode ter o ZR-V com preços entre R$ 200 mil e 250 mil, fazendo ponte para o CR-V que virá somente híbrido e na faixa dos R$ 300 mil. Vale lembrar que hoje o Jeep Compass diesel mais barato sai por R$ 227.290, enquanto o Corolla Cross XRV Hybrid parte de R$ 200.290.

Honda ZR-V [divulgação]
Honda ZR-V [divulgação]
A possibilidade de que o Honda ZR-V seja vendido no Brasil com motor 2.0 é grande pois é um propulsor já calibrado para o nosso mercado. Trata-se do mesmo 2.0 quatro cilindros aspirado que era usado no Civic por aqui, passado apenas por algumas atualizações. Hoje, esse conjunto de 160 cv e 19,1 kgfm de torque é o único que o ZR-V oferece nos EUA e no México.

Vem de onde?

O modelo a ser vendido no Brasil será importado do México, o que possibilitará que a Honda traga grandes quantidades do modelo para cá. Investir somente no híbrido trará diferenciação em relação aos concorrentes. Contudo, a marca quer volume em segmentos mais altos, fazendo do ZR-V o verdadeiro substituto do Civic no Brasil, mesmo sem produção nacional.

Honda ZR-V [divulgação]
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A julgar pelo volume que a Honda já fez no Brasil com o CR-V duas gerações atrás vindo do México, não fica difícil imaginar que o ZR-V não vem para ser coadjuvante na categoria de SUVs médios no nosso país.

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