Destaque

Hyundai HB20 é o K-pop feito no Brasil

Hatch compacto, o Hyundai HB20 conseguiu se tornar o modelo queridinho dos brasileiros e hoje está bastante consolidado no mercado

Hyundai HB20 Limited Plus [Auto+ / João Brigato]
Hyundai HB20 Limited Plus [Auto+ / João Brigato]

A primeira vez que os brasileiros tiveram contato com o Hyundai HB20 foi em meados de 2012. Já para aquela época, o hatch compacto sul-coreano chamava atenção. Estiloso, bem equipado, motor diferente do que estávamos acostumados. Enfim, o HB20 trouxe a glória para a montadora. Aperte os cintos, engate a marcha e conheça a história do modelo mais acessível da Hyundai atualmente.

Seu nome é bem especial e também homenageia o país tropical. Ele significa os 20 anos que a montadora sul-coreana já atuava no Brasil. Todo seu desenvolvimento foi pensado para atuar principalmente no território brasileiro. O HB20 ostenta o título de ser o primeiro carro da fabricante que começou a ser fabricado por aqui. Vale dizer que sua montagem está localizada em Piracicaba, no interior de São Paulo.

O Hyundai HB20 chegou quase no fim de 2012 e nesse mesmo ano, o Brasil se deparava com a chegada do Chevrolet Onix e Toyota Etios. Esses dois foram considerados como principais oponentes do compacto sul-coreano. Todavia, para agradar mais o público, a Hyundai trouxe a versão aventureira HB20X e o sedã HB20S. Desse modo, havia HB20 para todos os gostos.

Hyundai HB20 [divulgação]
Hyundai HB20 [divulgação]

Sucesso imediato

Ele já trazia em 2012, uma lista de diferenciais bem chamativos. Seu motor era e ainda é o 1.0 Kappa de três cilindros de 80 cv e 10,2 kgfm de torque. Suas novidades eram também a opção de vir com a central multimídia no meio do painel, o que revolucionou os carros, e também ter o câmbio automático em um modelo mais acessível. Tudo isso junto, fez com que o HB20 vendesse diversas unidades logo de cara e tivesse uma longa fila de espera.

Já consolidado no mercado, o modelo recebeu sua primeira reestilização em 2015. A grade frontal mudou drasticamente, já que ficou maior e ganhou linhas hexagonais. Nas laterais, as rodas com novos desenhos chamavam a atenção. A traseira mudou pouco e o interior recebeu novos equipamentos. Nessa época, o Hyundai HB20 podia ter câmbio manual de 5 ou 6 marchas, transmissão automática de 6 velocidades e também o motor 1.0 turbo de 105 cv.

Botox não deu certo e ele virou bagre

Tudo estava bem, principalmente suas vendas. Entretanto, a segunda passagem para a clínica estética rendeu uma grande dor de cabeça ao HB20. Em setembro de 2019, a marca apresentou a segunda geração do compacto. Ela fez melhorias na carroceria do modelo e por isso a apelidou de segunda geração. Só que, a dianteira perdeu toda a simpatia e carisma e virou literalmente um peixe bagre. Seu capô amplo e inclinado para baixo e a entrada de ar bem grande, transmitiam a imagem do peixe.

Suas laterais e a traseira também mudaram fortemente. Apesar dessas modificações, o compacto continuava competitivo no mercado, com boa lista de equipamentos, preço atraente e relação custo-benefício bem diferente. Seu painel recebeu linhas mais horizontais e o motor 1.0 turbo passou a ser com injeção direta, igual ao de hoje, e que rende 120 cv e 17,5 kgfm de torque.

Em agosto de 2022, o Hyundai HB20 foi para uma outra clínica e lá mudou mais ainda. A dianteira mais comportada e com ar mais conservador entrou de vez e dá um ar mais sofisticado ao compacto. A parte externa mudou bastante e um dos destaques do HB20 atual são suas lanternas traseiras interligadas tanto para o hatch quanto para o sedã. Infelizmente a versão aventureira já não faz mais parte do catálogo.

Desde que assumiu esse novo visual, o compacto sul-coreano tem bombado nas vendas. Frequentemente é visto entre os carros mais vendidos do Brasil, tem ainda um custo-benefício bem interessante em sua disputada categoria, traz diversos recursos de segurança mesmo na versão básica e tem seu charme. Mesmo sendo bem avançado para o público brasileiro em todos os seus momentos, o HB20 conquistou seu espaço e dita tendência.

Tem alguma história com o HB20? Teria ou tem o modelo na sua garagem? Conte nos comentários

>>Flagra: JAC perde a vergonha e testa caminhonete Hunter sem disfarces

>>Honda Accord: o melhor carro que ninguém lembra | Avaliação

>>CAOA Chery Tiggo 7 Sport é o SUV médio mais barato do Brasil