Destaque

Hyundai anuncia Ioniq 5 N para o festival de Goodwood

Versão esportiva do elétrico da Hyundai, o Ioniq 5 N vai ser revelado em um dos eventos mais famosos dos amantes da velocidade

Hyundai Ioniq 5 N protótipo [divulgação]
Hyundai Ioniq 5 N protótipo [divulgação]

A Hyundai já tinha antecipado o Ioniq 5 N, versão esportiva de seu elétrico, mas disse para a Autocar inglesa que o modelo estará presente no Festival Goodwood de Velocidade. Com isso, o carro elétrico assinado pela divisão de desempenho da marca coreana vai fazer sua estreia em um dos eventos mais prestigiados do mundo automotivo.

O Ioniq 5 N será o primeiro modelo elétrico a receber o emblema N da Hyundai. E a expectativa é de que o esportivo tenha tração nas quatro rodas, fruto de um conjunto de duplo motor. Dessa forma, espera-se que a potência fique na casa dos 600 cv.

Primo do Ioniq 5, o Kia EV6 também tem uma variante GT que oferece 569 cv e 75,5 kgfm de torque. No entanto, pode ser que o esportivo da Hyundai ultrapasse esses números. A fabricante também prometeu que o carro será divertido de dirigir, então não se tratará apenas da aceleração na linha reta, já que o 0 a 100 km/h deve ficar na casa dos 3 segundos.

Hyundai Ioniq 5 N protótipo [divulgação]
Hyundai Ioniq 5 N protótipo [divulgação]
Ou seja, será uma aceleração rápida, como é tradicional nos elétricos, por conta do torque instantâneo. Porém, para cumprir a promessa, a fabricante coreana vai precisar ter um veículo equilibrado, que faça curvas de maneira veloz e com um bom acerto de suspensão. E isso não deverá ser um desafio grande para a divisão N – afinal, eles fazem até carros de rally.  

Além de desempenho, o Ioniq 5 N também vai ganhar algumas tecnologias para torná-lo ainda mais atraente. A Hyundai incluirá um modo chamado de Virtual Grin Shift, que vai imitar a experiência de condução de uma transmissão de dupla embreagem.

Hyundai Ioniq 5 [divulgação]
Hyundai Ioniq 5 [divulgação]
O N Sound Plus, que basicamente será um som de motor falso reproduzido pelos alto-falantes, é outra promessa, embora elétricos que emitem sons falsos não costumam ser bem recebidos pelo público. Se este é um ponto controverso, ao menos o modo drift deverá agradar mais, já que vai permitir que o carro seja capaz de realizar as derrapagens controladas.

>> Hyundai Elantra N 2024: o carro e a versão que o Brasil queria ter

>> Hyundai Ioniq 5 ganha versão com roda em formato de Mickey

>> Kia EV6 é melhor que todos os Kia já vendidos no Brasil | Impressões