Destaque

Antes só por aluguel, Hyundai Ioniq agora é vendido no Brasil

O híbrido Hyundai Ioniq está no Brasil desde o ano passado, mas era oferecido só por aluguel. Agora o modelo é vendido por cerca de 200 mil reais

Hyundai Ioniq Hybrid [divulgação]
Hyundai Ioniq Hybrid [divulgação]

O primeiro modelo híbrido da Hyundai no Brasil era oferecido por aqui desde outubro do ano passado, mas somente na modalidade de aluguel. Agora o Grupo CAOA resolveu liberar a venda do Ioniq para o público comum, mesmo custando bem mais que um Toyota Corolla Hybrid.

O liftback (uma espécie de hatchback com vidro traseiro inclinado) já tem preço definido e está sendo vendido exclusivamente nas concessionárias da CAOA, grupo que cuida da linha de importados da Hyundai e também da Chery e da Subaru em nosso país.

Hyundai Ioniq Hybrid

Conforme já falamos por aqui no lançamento do novo Tucson e do elétrico Kona, no início de março a CAOA Hyundai anunciou a chegada de novos modelos para o mercado brasileiro. Um deles é o Ioniq, um hatch médio com visual diferente e powertrain híbrido.

Hyundai Ioniq Hybrid [divulgação]
Hyundai Ioniq Hybrid [divulgação]
Atraindo olhares pelo visual diferentão, ele é um hatchback com ares de cupê, sendo bastante parecido com o Toyota Prius. Na dianteira chama atenção a moldura da grade que se estende até as pontas do para-choque, além das duas barras de LED mais abaixo.

O porte do Hyundai Ioniq é médio, semelhante a um Nissan Leaf, por exemplo. São 4,47 m de comprimento, 1,82 m de largura, 1,45 m de altura e 2,70 m na distância entre-eixos. Já o porta-malas oferece uma capacidade de 456 litros.

Hyundai Ioniq Hybrid [divulgação]
Hyundai Ioniq Hybrid [divulgação]

Primeiro híbrido Hyundai no Brasil

No conjunto mecânico o modelo utiliza como base o primo Kia Niro Hybrid e o irmão Hyundai Kona Hybrid, este também recentemente lançado. Estamos falando então de um motor 1.6 aspirado à gasolina, que atinge 105 cv e 15 kgfm.

Junto com ele trabalha uma motorização elétrica de 43,5 cv e 17,3 kgfm, totalizando 141 cv e 27 kgfm quando combinados. Já a transmissão é do tipo automatizada de dupla embreagem e conta com 6 velocidades. Esse powertrain tem como vantagem o baixo consumo de combustível.

Hyundai Ioniq Hybrid [divulgação]
Hyundai Ioniq Hybrid [divulgação]
Na cidade ele percorre até 18,9 km l/l de gasolina. Já no trajeto rodoviário o número cai ligeiramente para 18,8 km/l. Vale lembrar que normalmente os carros híbridos realmente gastam mais na estrada, visto que precisam de um auxílio maior do motor a combustão.

Já saiu de linha, mas ainda é caro

Como o Ioniq já teve sua produção encerrada em outros países, inicialmente a CAOA havia importado um lote com apenas 238 unidades. Tendo isso em vista, a vida do híbrido no Brasil não deve ser tão longa, a não ser que os exemplares fiquem encalhados na concessionária.

Hyundai Ioniq Hybrid [divulgação]
Hyundai Ioniq Hybrid [divulgação]
O modelo está disponível em versão única, custando R$ 199.990. O Toyota Corolla, que é um sedã médio, parte de R$ 180.990 na versão híbrida. É um valor bem mais em conta por um modelo que já é consolidado no mercado e que certamente continuará sendo fabricado por anos.

Na lista de equipamentos o Hyundai traz itens como faróis full LED, rodas de liga-leve aro 15, bancos em couro com ajustes elétricos, ar-condicionado digital dual-zone, sensor de ponto cego, freio de estacionamento eletrônico, painel de instrumentos com tela digital de 7”, 7 airbags e central multimídia de 10,25”.

Hyundai Ioniq Hybrid [divulgação]
Hyundai Ioniq Hybrid [divulgação]

>> Novo (nem tanto) Hyundai Tucson chega ao Brasil por R$ 229.990

>> Flagra: próximo Hyundai Santa Fé voltará às origens

>> Hyundai para a produção de Creta e HB20 no Brasil