Acordo Paulista poderá dar até 100% de desconto em juros e multas para incentivar pagamento de IPVA atrasado há mais de dois anos. O programa foi criado pelo Governo do Estado de São Paulo através da procuradoria Geral do Estado de São Paulo. O Acordo Paulista também oferece possibilidade de parcelamento da dívida em 60 vezes e até 50% de desconto no débito.
- Royal Enfield completa 125 anos, mas só olha para o futuro
- Nova Kawasaki Z900RS é a “moto de tio” mais legal do mercado
Segundo pesquisa realizada pelo Serasa em setembro, 42,2% dos proprietários de automóveis não pagaram o IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores). A porcentagem equivale a 16,9 milhões de pessoas. Com o programa Acordo Paulista, a expectativa do governo é negociar R$ 2 bilhões em dívidas.
Para isso o governo do Estado realizará uma espécie de mutirão onde os devedores poderão negociar presencialmente o pagamento do IPVA com mais de dois anos de atraso. A ação acontecerá nos dias 26 de novembro e 12 de dezembro na unidade do Poupatempo na Praça da Sé e também no Poupatempo da Assembleia Legislativa no Estado de São Paulo (ALESP).
![Não esqueça de pagar o IPVA [pixabay]](https://uploads.automaistv.com.br/2022/12/people-g1edfebec3_1920_edited-1200x720.jpg)
Para atender os moradores de outras cidades de São Paulo, a negociação também será realizada nos postos do Poupatempo de Bauru, Campinas e Ribeirão Preto no dia 12 de novembro e novamente em Campinas, São Carlos e São José do Rio Preto no dia 12 de dezembro. O atendimento acontece sempre das 9h às 17h.
Juros e complicações decorrentes do IPVA atrasado
A partir do dia seguinte da data de vencimento do IPVA o valor do imposto é acrescido de multas diárias. A taxa pode variar de 0,33% e chegar ao limite de 20% em São Paulo. A multa pode chegar ainda a 40% se estiver inscrita na Dívida Ativa. No Acordo, o governo propõe desconto de até 100% em juros e multas.
O proprietário também não poderá realizar o Licenciamento do veículo, o que pode acarretar em mais despesas, já que a multa por dirigir um carro sem licenciamento é de R$ 293,47. Além disso, a falta de pagamento do IPVA, assim como outras dívidas pode resultar na negativação do CPF, ou seja, ter o nome incluído no cadastro de pessoas inadimplentes.
O que você achou Acordo Paulista para regularizar o pagamento do IPVA atrasado? Conte para nós nos comentários.
- Mesmo em crise, Toyota segura bem as vendas do Corolla Cross
- 5 carros para comprar pelo preço do Leapmotor B10
- Chevrolet S10 passa Ford Ranger por apenas duas unidades em outubro
- Toyota já desenvolve novo motor V8 com 900 cavalos
- Conhece a Phelon & Moore? Ela faliu em 1967, mas está de volta


![Toyota Corolla Cross XRX [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2024/06/ito51arL-Toyota-Corolla-Cross-XRX-14_edited-1320x792.avif)





