Destaque

Jeep Grand Cherokee dá adeus ao motor V8

Tradicional motor V8 sempre esteve debaixo do capô do Jeep Grand Cherokee, mas a partir do ano que vem, não mais

Jeep Grand Cherokee 4xe
Jeep Grand Cherokee 4xe [divulgação]

Marcas americanas e motores V8 são tão ligados quanto hambúrguer e batata frita. Prova disso é que o Jeep Grand Cherokee sempre teve esse tipo de motor debaixo do seu capô, nem que fosse como uma opção. Mas, a partir de 2023 essa realidade deixará de existir, visto que a Stellantis vai descontinuar o motor V8 no Jeep.

Segundo informações obtidas pelo Motor Authority, o vice presidente da Jeep, Kim Morrison, revelou que a produção do Grand Cherokee V8 seria limitada na nova geração e que, logo, sairia de linha. Dito e feito, a Stellantis tirou a opção do motor V8 durante a metade da execução do modelo 2023. 

O V8 5.7 a gasolina de 357 cv e 53,9 kgfm de torque é uma versão mais mansa do HEMI V8 das RAM 1500 Rebel e Classic vendidas no Brasil. Nas caminhonetes, o motor entrega 400 cv e 56,7 kgfm. O motor era oferecido como opcional nas versões Overland, Summit e Summit Reserve, as quais são equipadas como padrão com o motor V6 3.6 Pentastar.

Jeep Grand Cherokee 4xe [divulgação]

V8 vs 4xe

A solução da Jeep para compensar a ausência do motor V8 é a nova variante híbrida 4xe. Com 375 cv e 65 kgfm de torque, o 2.0 quatro cilindros turbo associado a motores elétricos faz com que o Grand Cherokee 4xe seja mais potente, tenha mais torque e seja absurdamente mais econômico que o modelo V8 que saiu de linha.

A única desvantagem do híbrido é a capacidade de reboque menor: 2.721 kg contra 2.812 kg do modelo V6 e 3.265 kg do modelo V8 que morreu. O motor V8, contudo, segue firme e forte por mais um tempo no Grand Cherokee L: variante esticada e de sete lugares do Grand Cherokee. 

[divulgação]
Planos para o Brasil indicam que a Jeep deve vender ou o Grand Cherokee ou o Grand Cherokee L por aqui, mas não os dois modelos. As chances de ele chegar só e somente na variante híbrida são enormes, visto que o modelo diesel não existe mais. Além disso, temos incentivos (tímidos) de impostos para carros eletrificados por aqui.

>>BYD Song Plus é o pesadelo do Jeep Compass 4xe | Impressões

>>Ofuscado, Jeep vende Compass 4xe com generosos descontos

>>Jeep Compass 4xe: o futuro custa R$ 100 mil a mais | Avaliação