Home » Destaque » Jurássico SUV da Toyota de 40 anos pode virar híbrido

Destaque

Jurássico SUV da Toyota de 40 anos pode virar híbrido

Apesar de mais antigo que qualquer outro carro produzido no Brasil hoje em dia, o SUV Toyota Land Cruiser 70 pode ser eletrificado

3 min de leitura

A prova de que a eletrificação não tem mais volta, é que até mesmo um SUV jurássico como o Toyota Land Cruiser 70 tem a possibilidade de receber uma versão híbrida em breve. Lançado em 1984 e reestilizado algumas vezes desde então, o jurássico SUV da marca japonesa pode ter uma versão Hybrid no radar.

Quem aventou essa possibilidade foi Sean Hanley, vice-presidente de vendas e marketing da Toyota Austrália em entrevista ao Carsales. Quando questionado sobre especulações de que o modelo receberia um motor 2.8 quatro cilindros turbo diesel híbrido que está em desenvolvimento para a próxima geração da Toyota Hilux, o executivo disse que “talvez”.

“Em uma geração de todo carro, podemos mudar os motores, isso pode acontecer. [Por isso] eu acho que os compradores provavelmente vão aceitar se ele [o Land Cuiser 70 híbrido] for capaz de fazer as coisas que eles querem que ele faça”. Atualmente, vale destacar, o idoso SUV traz motor 4.5 V8 turbo diesel de 205 cv e 43,8 kgfm de torque.

SUV
Toyota Land Cruiser 70 [divulgação]

SUV V8 mais fraco que a Hilux

É nitidamente um motor bastante velho, visto que o 2.8 quatro cilindros turbo diesel da Hilux, com praticamente a metade do tamanho, entrega 204 cv e 42,8 kgfm de torque nas versões mais comuns. Na preparada pela Gazoo Racing, chega a 2254 cv e 55 kgfm, ou seja, bem mais que o V8 do Land Cruiser. 

Há planos de trocar o velho motor V8 por um V6 turbo diesel, além do possível híbrido que vem sendo aventado. A resistência para essa troca, contudo, veio da mania dos australianos com carros V8. Hanley, contudo, acredita que isso pode mudar rapidamente por conta do que já aconteceu com o Camry.

Toyota Land Cruiser 70 [divulgação]
Toyota Land Cruiser 70 [divulgação]
“Você ainda consegue lembrar quando a Toyota trouxe esse quatro cilindros de tração dianteira [o Camry] a um mercado em que todo mundo dizia ‘ah não, isso não vai funcionar, somos um mercado de seis cilindros e tração traseira…V8 e etc”. Contudo, antes mesmo da morte do Ford Falcon e do Holden Commodore, dois sedãs V8 de tração traseira, o Camry os superou.

Prestes a completar 40 anos de carreira, visto que foi lançado em 1989, o Land Cruiser 70 pode receber, pela primeira vez em sua longa história, um motor de quatro cilindros. Fica só a dúvida de como a Toyota construirá uma arquitetura elétrica tão moderna e híbrida em um SUV de tanta idade. 

SUV
Toyota Land Cruiser 70 [divulgação]

>>Toyota tira BMW do projeto do Supra, que terá câmbio manual

>>Corolla Hybrid vs Civic e:HEV na ficha técnica

>>Nova Hilux 2024? Toyota registra inédita caminhonete no Brasil

YouTube video

Deixe um comentário

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

Você também poderá gostar