Destaque

Carro mais fracassado da história da Mercedes-Benz não terá nova geração

Traumatizada com o fracasso da Classe X, Mercedes-Benz decide não investir mais em segmento das picapes médias, mesmo ascensão da categoria

Mercedes-Benz Classe X [divulgação]
Mercedes-Benz Classe X [divulgação]

Executivos da Mercedes-Benz descartaram a possibilidade de uma geração da picape Mercedes-Benz Classe X feita em parceria com a Mitsubishi. Isso se deu por conta do trauma da empresa de entrar no mercado de picapes de cabine dupla causado pelo fiasco da Classe X. A caminhonete, derivada da Nissan Frontier, teve seu fim decretado três anos depois do lançamento.

O último exemplar da Classe X saiu da linha de produção na Espanha em maio de 2020, já que as vendas baixas da caminhonete não justificavam a produção. Desenvolvida juntamente com a Aliança Renault-Nissan, o modelo era derivado da Renault Alaskan e Nissan Frontier, sendo a terceira integrante do projeto.

A ideia da Mercedes-Benz era oferecer um veículo premium em um segmento ainda não explorado pelas rivais Audi e BMW. Porém, o tiro saiu pela culatra, já que a caminhonete compartilhava diversos itens com suas irmãs mais baratas, o que causou uma enorme rejeição do mercado. Especialmente porque os consumidores não viam sentido em pagar mais por uma Frontier com estrela de três pontas.

carros
Mercedes-Benz Classe X [divulgação]

Por conta disso, os executivos da montadora alemã dizem que não há demanda por uma picape com a marca Mercedes-Benz. Dessa forma, é injustificável investir em outra Classe X, principalmente se ela voltasse a compartilhar plataforma com a nova geração da Frontier, que deve ser lançada em 2024. Dessa vez, vale lembrar, a Frontier será uma derivada da nova Mitsubishi L200 Triton.

Apenas cerca de 15.300 exemplos da Mercedes-Benz X-Class foram vendidos globalmente em 2019. A Austrália foi um dos maiores mercados para a picape, juntamente com Alemanha, África do Sul e Reino Unido – embora o resultado global signifique que as vendas em cada um desses países foram modestas.

Mercedes-Benz Classe X [divulgação]
Mercedes-Benz Classe X [divulgação]

Embora a Classe-X tenha sido desenvolvida com base na Nissan Frontier, ela recebeu chassi reforçado. Além disso, teve elementos diferentes de design, novo interior e a opção exclusiva de motor V6 turbodiesel. Isso não adiantou de nada, pois o miolo e diversas peças internas eram iguais às da japonesa.

Embora as mudanças para criar a picape da Mercedes-Benz fossem significativas, alguns compradores acharam que ela era muito semelhante ao modelo da Nissan. Sem contar que o exclusivo motor V6 da Mercedes só chegou oito meses depois do lançamento das versões com motores de quatro cilindros projetados pela fabricante japonesa, o que contribuiu com o fracasso.

Acha que a Mercedes-Benz deveria investir em uma nova caminhonete? Ou é melhor seguir a vida e focar em outros segmentos? Deixe sua opinião nos comentários.

>> Esses são os carros que você não queria que tivessem morrido

>> BYD Dolphin segue vendendo igual a pão quente no Brasil

>> Mercedes-Benz apresenta novo Classe A 200 AMG Line