Quem diria que Chevrolet e MG dividiram a mesma fábrica no Brasil? Mas isso vai acontecer com a planta da Comexport em Horizonte, Ceará. A antiga fábrica da Troller está lentamente se transformando na Nordex brasileira, produzindo carros para várias fabricantes ao mesmo tempo.
Segundo apuração da revista Auto Esporte, a MG já está em negociações avançadas com a empresa brasileira para fabricar seus carros nacionalmente. A ideia é fazer o SUV compacto elétrico S5, o hatch médio MG4 e o MG4 Urban. O último ainda não é oferecido no Brasil, mas será lançado no ano que vem.
Trata-se da segunda geração do MG4, mas que, apesar de ser maior nas medidas, foi posicionado no segmento de hatches compactos na China e concorre diretamente com BYD Dolphin e GWM Ora 03. É possível, inclusive, que o modelo receba um novo nome no Brasil para evitar confusão com o irmão maior e mais caro.

O MG4 Urban conta com 4,39 m de comprimento, 1,84 m de largura, 1,55 m de altura e 2,75 m de distância entre-eixos. Comparando ao MG4 atual, o Urban é 11 cm mais longo, 1 cm mais largo, 5 cm mais alto e tem entre-eixos 5 cm mais longo. Já na mecânica, por conta do seu posicionamento, ele é inferior.
O Urban traz apenas motor dianteiro de 163 cv, enquanto o MG4 padrão tem versões que chegam a 435 cv e o menos potente vendido globalmente tem 170 cv. Ou seja, carros com posicionamento de mercado totalmente diferentes. Só que a grande aposta da marca chinesa é justamente no novo modelo.

Chevrolet na área
Vale lembrar que a fábrica de Horizonte já produz o Chevrolet Spark EUV e vai começar a fazer o Captiva EV. Ambos os modelos são feitos na modalidade SKD (Semi Knocked-Down). Ou seja, chegam ao Brasil em kits parcialmente desmontados e já pintados somente para finalização da produção no nosso país. A MG deve seguir o mesmo esquema.
A Comexport se tornou dona da fábrica da Troller em setembro de 2024 e, desde então, investiu R$ 400 milhões para produzir carros de várias marcas. A capacidade produtiva é de 80 mil carros por ano, sendo que 8.800 serão feitos pela Chevrolet por lá no ano que vem. A MG deve também ocupar uma faixa boa dessa produção.

Você acredita no sucesso da MG no Brasil? Conte nos comentários.



Não tem nada a ver com os carros estilosos que a MG produzia do passado. É apenas mais uma marca.