Destaque

Mini Cooper 2024 com base da GWM é revelado oficialmente

Anteriormente flagrada sem nenhuma camuflagem, nova geração do Mini Cooper elétrico foi oficialmente revelada pela marca

carros populares
Renault Kwid Zen [divulgação]

Recentemente mostramos aqui no Auto+ um flagra do novo Mini Cooper elétrico, que foi visto totalmente sem camuflagens. Contudo, agora a montadora de origem inglesa felizmente decidiu revelar quatro fotos oficiais sobre o visual externo dessa nova geração.

Conforme já antecipamos na matéria do flagra, a nova geração do Cooper elétrico deverá utilizar a plataforma Spotlight EV. Ela é fruto de uma parceria entre a inglesa Mini e a chinesa Great Wall Motors, mais conhecida como GWM. Com isso, a produção das configurações elétricas deverá ser realizada em Jiangsu, na China. Já as versões convencionais a combustão, manterão sua produção na planta de Oxford, no Reino Unido.

Visual diferente, mas nem tanto

Assim como já tínhamos visto através dos flagras, o design externo do novo Cooper S E 2024 segue uma linha um pouco mais quadrada que a anterior. A dianteira é mais achatada, mas os famosos faróis totalmente circulares continuam, somente com uma reorganização interna.

Novo Mini Cooper elétrico [divulgação]
Novo Mini Cooper elétrico [divulgação]
A unidade utilizada paras as fotos conta com uma cor azul e detalhes pintados em branco no teto e nos retrovisores. Vale lembrar que a Mini geralmente oferece várias combinações de cores no design exterior. As rodas mostram que possivelmente se trata de uma versão mais cara, já que são bem modernas e elegantes.

Na traseira, sem dúvidas chama muita atenção o novo conjunto de iluminação. Ele agora é bem menor que o anterior, e ao invés de trazer um formato mais uniforme como na geração atual, emprega linhas mais ousadas. Uma barra em black piano interliga as lanternas, além de abrigar o nome do modelo.

Novo Mini Cooper elétrico [divulgação]
Novo Mini Cooper elétrico [divulgação]

Interior piorou?

Infelizmente a Mini ainda não divulgou fotos oficiais da parte interna do novo Cooper S E. Porém, um flagra obtido pelo site Auto Express mostra que, aparentemente, o design da cabine será muito mais discreto que o atual. A Mini vai seguir por uma linha mais minimalista no design e menos espalhafatosa, como hoje.

Ao que tudo indica não há nem mesmo um painel de instrumentos. Pela foto é possível ver um head-up display, onde a maioria das informações do painel devem ficar concentradas. Há também uma nova central multimídia circular. Iinclusive, a Mini já apresentou até mesmo um assistente virtual que fará parte de seus próximos carros.

Flagra Mini Cooper EV [Auto Express]
Flagra Mini Cooper EV [Auto Express]
Chamado de Spike, o assistente virtual é baseado em um cachorro da raça Bulldog Inglês. Sua primeira aparição será na feira internacional Auto Shanghai, na China, durante os dias 18 a 27 de abril. O cachorro virtual deverá auxiliar o motorista no comando de funções do carro integradas na nova central multimídia.

Powertrain e lançamento

Apesar de infelizmente ainda não termos informações técnicas oficiais reveladas, ao que tudo indica serão duas opções diferentes de conjunto mecânico. Obviamente elétrico, essa nova geração terá uma configuração com bateria de 40 kWh e motor de 183 cv.

Novo Mini Cooper elétrico [divulgação]
Novo Mini Cooper elétrico [divulgação]
Já a alternativa mais cara e sofisticada provavelmente contemplará uma bateria de 54 kWh com um motor elétrico de 217 cv. Sendo assim, a autonomia oferecida deve ser de até 386 km. Ainda é possível que haja uma versão esportiva JCW (John Cooper Works). Ela utilizaria a bateria maior, mas com potência elevada para 253 cv.

Considerando que a montadora do grupo BMW já mostrou as imagens oficiais do novo Mini Cooper elétrico (ao menos do exterior), pode ser que a apresentação oficial do modelo aconteça muito em breve. Ela é especulada ainda para 2023, mas a nova geração deve chegar ao mercado só no primeiro semestre de 2024.

Novo Mini Cooper elétrico [divulgação]
Novo Mini Cooper elétrico [divulgação]
Vale lembrar também que a Mini lançará seu último modelo a combustão em 2025. A pretensão é de que metade das vendas da marca controlada pela BMW seja composta por modelos totalmente elétricos até 2027. Em 2030, a meta é que todos os modelos vendidos sejam 100% elétricos.

>> Mini Cooper 2024 usará base da GWM e tem visual polêmico

>> BMW vai mudar o nome de seus carros por causa dos elétricos

>> MINI Clubman sai de linha com versão Final Edition