No mundo dos carros, talvez não exista uma categoria mais família do que das minivans. Raramente alguma delas tem versão esportiva ou algo mais ousado do que um friso cromado na carroceria. Contudo, esses cinco modelos resolveram ousar ao máximo e deixar o lugar comum, ou como a linguagem popular diz: fiaram fora da casinha
Renault Espace F1
Renault Espace F1 [divulgação]Que tal colocar o motor de um carro de Formula 1 na irmã maior da Renault Scénic? Pois foi exatamente isso que a marca francesa fez em 1995. Criada em parceria com a Matra, a Espace F1 tinha motor 3.5 V10 do William-Renault FW15C de competição. Com lugar para quatro pessoas, ela gritava com seus 800 cv bem entre os assentos da segunda fileira.
Hyundai Staria
Hyundai Staria Premium [divulgação]As minivans em geral são carros em formato de grandes pães de forma com rodas. Mas não a Hyundai Staria. Com cara de conceito, ela traz faróis na gigantesca grade frontal a qual ocupa toda porção frontal do para-choque. Luzes diurnas ficam em uma barra de LED no meio do capô. E ainda tem as lanternas traseiras feitas em pontos de LED degrade.
Citroën Xsara Picasso Cup Sbarro Espera
Citroën Xsara Picasso Cup Sbarro Espera [divulgação]Sozinha a Citroën Xsara Picasso já mereceria um lugar na lista por seu formato de ovo e pelas soluções ousadas. Mas carros comuns não teriam espaço na lista. Por isso, a versão Cup desenvolvida pela Sbarro Espera é impressionante. Uma Picasso extremamente alargada, com suspensão baixa, portas asa de gaivota e interior aliviado para criar uma categoria de corrida de minivans. Só a Citroën para pensar em algo do gênero.
Renault Avantime
Renault Avantime [divulgação]Se a tendência hoje são os SUVs cupê, o que dirá de uma minivan cupê? Essa era a ideia da Renault Avantime. Baseada na Espace, ela tinha apenas duas portas, sendo a dianteira tão grande e pesada que precisava de dobradiça dupla. O teto solar era enorme e a coluna B não existia. Trazia motor V6 do Laguna e boa dirigibilidade, diziam na época.
Mercedes-Benz Classe A duas portas
Mercedes-Benz Classe A duas portas [divulgação]A primeira geração da Mercedes-Benz Classe A foi uma minivan, tal qual a segunda. Somente na terceira geração e depois na quarta, o modelo foi reclassificado como um hatch. Mas, na tentativa de passar uma imagem mais esportiva, a Mercedes-Benz lançou uma versão duas portas da segunda geração. Algo que fazia zero sentido: uma minivan duas portas sem apelo esportivo. Não à toa, vendeu tão pouco que foi o único Classe A duas portas da história.
Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.