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Novo Citroën C3 Aircross promete causar dor de cabeça na concorrência

Com 5 e 7 lugares, o novo Citroën C3 Aircross não esconde o parentesco com o hatch, mas se diferencia em pontos importantes

Citroën C3 Aircross [divulgação]
Citroën C3 Aircross [divulgação]

Um dos principais lançamentos do ano, o novo Citroën C3 Aircross foi apresentado nesta quinta-feira (27), em uma transmissão global. Porém, por mais que tenha sido mostrado por completo, o SUV ainda vai demorar um pouco para ser lançado no Brasil, já que sua chegada será apenas no final deste ano.

No entanto, embora tenha o mesmo nome da minivan vendida no Brasil há alguns anos, o novo Aircross é completamente diferente. Tanto em proposta quanto em plataforma. A base é a mesma CMP do C3 hatch e do Peugeot 208, mas o SUV é mais comprido que seu irmão hatch, além de ter um entre-eixos maior.

No comprimento, o novo C3 Aircross tem 4,32 m, sendo 34 cm a mais que o do hatch. Já o entre-eixos foi aumentado em 11 cm, tendo 2,65 m. Com isso, a expectativa é de que haja mais espaço no banco traseiro e na terceira fileira. Afinal, o SUV vai ter versões de cinco e sete lugares.

Citroën C3 Aircross [divulgação]
Citroën C3 Aircross [divulgação]

Novo Citroën C3 Aircross vs. C3 hatch

Por serem da mesma família, é evidente que o Aircross não nega o parentesco com o C3 hatch. Porém, a Citroën fez um trabalho para que o visual do SUV fosse mais refinado. A dianteira de ambos é parecida, com os faróis sendo compartilhados, mas há grandes diferenças.

A começar pelo detalhe em preto colocado na grade do SUV. O para-choque também é diferente, tendo um detalhe em cinza na sua base. A carroceria foi alargada e a tampa traseira é mais vertical. Com essas mudanças, é possível diferenciar os modelos com um olhar rápido, principalmente por conta do tamanho maior do C3 Aircross.

Citroën C3 Aircross [divulgação]
Citroën C3 Aircross [divulgação]
Por dentro, as semelhanças são maiores, mas ao menos o painel de instrumentos é digital. A Citroën pegou emprestado o mostrador usado pela Fiat na Toro, e no Pulse e Fastback. O restante do painel é o mesmo do C3 hatch, mas com uma diferenciação na combinação das cores, assim como ocorre nos bancos.

Motores e versões

Por ora, nenhuma informação sobre as versões, os preços e os motores foi divulgada. Entretanto, a aposta é que os motores sejam o 1.6 aspirado de 120 cv e 15,7 kgfm, que será utilizado nos modelos de entrada, enquanto as mais completas ficarão com o 1.0 turbo de 130 e 21,4 kgfm de origem Fiat, acoplado com o câmbio CVT.

Será preciso aguardar mais algum tempo para sabermos todos esses detalhes, mas o fato é que o novo C3 Aircross vai incomodar a concorrência. Afinal, é provável que ele ofereça versões de sete lugares com o preço parecido dos SUVs de cinco assentos.

 E até mesmo a Chevrolet Spin, carro de sete lugares mais barato do Brasil, está ameaçada. Afinal, seu projeto está envelhecido, e um novo concorrente pode representar o fim do modelo ou até mesmo uma reformulação profunda.

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