Ao vivo
Home » Destaque » Novo Nissan Leaf tem imagem antecipada, com 600 km de autonomia

Destaque

SUV elétrico!

Novo Nissan Leaf tem imagem antecipada, com 600 km de autonomia

A terceira geração do elétrico Nissan Leaf mostra um design renovado, assim como o coeficiente de arrasto melhor em relação ao Porsche 911

4 min de leitura

Antes um hatchback, agora um SUV compacto, o Nissan Leaf de terceira geração foi revelado em um vídeo mostrando a dianteira. A estreia global acontece em junho, com produção em Sunderland, no Reino Unido. O modelo promete maior eficiência e autonomia, para competir com o Hyundai Kona elétrico, Volvo EX30 e BYD Yuan Plus

A montadora japonesa já havia divulgado poucas imagens do novo SUV compacto em março, e recentemente o site britânico AutoCar divulgou a imagem real da terceira geração. O modelo irá usar a plataforma CMF-EV, também vista no Ariya, um SUV 100% elétrico da marca com proposta esportiva. 

A nova geração do Leaf faz parte do projeto EV36Zero, que visa zero emissões na fabricação. A estreia oficial ocorre no final de junho, com chegada ao mercado global até dezembro.

Nissan Leaf de terceira geração na cor azulada de frente
Nissan Leaf de terceira geração [Divulgação]

Eficiência e autonomia como os destaques

O novo Nissan Leaf ostenta um coeficiente aerodinâmico de 0,25, o que representa uma melhora em relação ao 0,28 da geração anterior, segundo o fabricante. Para comparar, no Porsche 911 Carrera é de 0,30. Ou seja, para um SUV são ótimos números.

E graças a essa eficiência a Nissan promete autonomia de quase 600 km. François Bailly, chefe de produtos europeus, comenta que a autonomia real, otimizando o tempo de recarga é de até 800 km. A bateria, ainda sem especificações oficiais, deve ter refrigeração líquida a exemplo do Ariya otimizando o desempenho.

Tecnologia e interior renovados

Novo Nissan Leaf azul em fundo azul
Novo Nissan Leaf [divulgação]

O novo Leaf vai trazer teto panorâmico com escurecimento eletrocrômico, eliminando a necessidade de cortinas — um sistema bem semelhante ao dos carros da Audi, por exemplo. O sistema de conectividade usa a nova plataforma Car and Connected Service (CCS), com infotainment baseado no Google, integração com Android Auto e Apple CarPlay, além de assistentes avançados de direção. 

Histórico do Leaf

Lançado em 2010, o Nissan Leaf foi pioneiro entre os elétricos de massa, alcançando 700 mil unidades vendidas até 2025. A experiência com as gerações anteriores, que acumularam 28 bilhões de quilômetros rodados, guiou o desenvolvimento desta versão. O modelo novo quer atender às demandas atuais, como uma maior autonomia.

O Leaf continuará sendo produzido na fábrica de Sunderland, no Reino Unido. O projeto EV36Zero investe em energia renovável e reciclagem, uma meta de neutralidade de carbono da Nissan até 2030. O Leaf 2025 competirá em mercados como Europa e América do Norte, enfrentando rivais como Tesla Model Y e Volkswagen ID.4.

Por mais que os detalhes técnicos ainda não foram divulgados, é esperado um motor elétrico de até 215 cv, com opção de tração traseira ou integral, dependendo do mercado. A Nissan promete melhorias na eficiência energética, reduzindo o peso em cerca de 10% com novos materiais. Sistemas como frenagem autônoma e controle de cruzeiro adaptativo devem estar presentes no novo modelo

Passagem do Leaf pelo Brasil
No Brasil, o Leaf chegou em julho de 2019, importado do Reino Unido, e recebeu reestilização em 2022 com som Bose, retrovisor interno por câmera e recarga tipo 2. Atraía motoristas de aplicativos, como os da 99, que aproveitavam isenções fiscais. Porém, as vendas nunca foram expressivas: 439 unidades em 2021, 347 em 2022, 370 em 2023 e apenas 63 em 2024, com média anual de 245 unidades. A importação terminou em 2024, mas algumas unidades ainda circulam.

E você, o que achou do novo Leaf 2025? Deixe sua opinião nos comentários!


YouTube video

Deixe um comentário

Luiz Forelli

Estudante de jornalismo, sempre foi fascinado por carros desde pequeno. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

Você também poderá gostar