Antes um hatchback, agora um SUV compacto, o Nissan Leaf de terceira geração foi revelado em um vídeo mostrando a dianteira. A estreia global acontece em junho, com produção em Sunderland, no Reino Unido. O modelo promete maior eficiência e autonomia, para competir com o Hyundai Kona elétrico, Volvo EX30 e BYD Yuan Plus.
A montadora japonesa já havia divulgado poucas imagens do novo SUV compacto em março, e recentemente o site britânico AutoCar divulgou a imagem real da terceira geração. O modelo irá usar a plataforma CMF-EV, também vista no Ariya, um SUV 100% elétrico da marca com proposta esportiva.
A nova geração do Leaf faz parte do projeto EV36Zero, que visa zero emissões na fabricação. A estreia oficial ocorre no final de junho, com chegada ao mercado global até dezembro.

Eficiência e autonomia como os destaques
O novo Nissan Leaf ostenta um coeficiente aerodinâmico de 0,25, o que representa uma melhora em relação ao 0,28 da geração anterior, segundo o fabricante. Para comparar, no Porsche 911 Carrera é de 0,30. Ou seja, para um SUV são ótimos números.
E graças a essa eficiência a Nissan promete autonomia de quase 600 km. François Bailly, chefe de produtos europeus, comenta que a autonomia real, otimizando o tempo de recarga é de até 800 km. A bateria, ainda sem especificações oficiais, deve ter refrigeração líquida a exemplo do Ariya otimizando o desempenho.
Tecnologia e interior renovados

O novo Leaf vai trazer teto panorâmico com escurecimento eletrocrômico, eliminando a necessidade de cortinas — um sistema bem semelhante ao dos carros da Audi, por exemplo. O sistema de conectividade usa a nova plataforma Car and Connected Service (CCS), com infotainment baseado no Google, integração com Android Auto e Apple CarPlay, além de assistentes avançados de direção.
Histórico do Leaf
Lançado em 2010, o Nissan Leaf foi pioneiro entre os elétricos de massa, alcançando 700 mil unidades vendidas até 2025. A experiência com as gerações anteriores, que acumularam 28 bilhões de quilômetros rodados, guiou o desenvolvimento desta versão. O modelo novo quer atender às demandas atuais, como uma maior autonomia.
O Leaf continuará sendo produzido na fábrica de Sunderland, no Reino Unido. O projeto EV36Zero investe em energia renovável e reciclagem, uma meta de neutralidade de carbono da Nissan até 2030. O Leaf 2025 competirá em mercados como Europa e América do Norte, enfrentando rivais como Tesla Model Y e Volkswagen ID.4.

Por mais que os detalhes técnicos ainda não foram divulgados, é esperado um motor elétrico de até 215 cv, com opção de tração traseira ou integral, dependendo do mercado. A Nissan promete melhorias na eficiência energética, reduzindo o peso em cerca de 10% com novos materiais. Sistemas como frenagem autônoma e controle de cruzeiro adaptativo devem estar presentes no novo modelo
Passagem do Leaf pelo Brasil
No Brasil, o Leaf chegou em julho de 2019, importado do Reino Unido, e recebeu reestilização em 2022 com som Bose, retrovisor interno por câmera e recarga tipo 2. Atraía motoristas de aplicativos, como os da 99, que aproveitavam isenções fiscais. Porém, as vendas nunca foram expressivas: 439 unidades em 2021, 347 em 2022, 370 em 2023 e apenas 63 em 2024, com média anual de 245 unidades. A importação terminou em 2024, mas algumas unidades ainda circulam.
E você, o que achou do novo Leaf 2025? Deixe sua opinião nos comentários!



