O ano de 2022 chega ao seu último mês e com isso a lista dos carros que saíram de linha está praticamente definida. A não ser que alguma marca faça uma surpresa de última hora e mate um modelo sem aviso, os carros que pegaram a fila do INSS já estão definidos e você conhece agora.
Volkswagen Gol e Voyage
Depois de 42 anos ininterruptos como um dos carros mais vendidos do Brasil, o Volkswagen Gol vai se despedir na virada do ano. Para celebrar sua vida, a VW lançou (e já vendeu todas as unidades) a série de despedida Last Edition por R$ 95.990. Seu sucessor será o Polo Track, com preço um pouco mais alto. O Voyage também vai morrer, mas nem a VW se importa com isso.
CAOA Chery Tiggo 3X, Arrizo 6 nacional e Arrizo 5
CAOA Chery Tiggo 3X [divulgação]
CAOA Chery Arrizo 6 Pro [divulgação]
CAOA Chery Arrizo 5 [divulgação]
De uma só tacada, a CAOA Chery matou três carros em 2022: Tiggo 3X e seus sedãs Arrizo 6 e Arrizo 5. O Tiggo 3X vendia mal por ser um projeto velho e com um estranho motor 1.0 turbo fraco e gastão. Já o Arrizo 5 fracassou nas vendas e ficou ofuscado por seu irmão maior, Arrizo 6, que deixou de ser produzido no Brasil, mas agora vem importado.
BMW X2
BMW X2 [divulgação]Quando a BMW começou a fazer versões cupê de seus SUVs, percebeu que ali estava o caminho para o sucesso. Mas a ideia de transformar o X1 em um modelo mais esportivo, sem a típica silhueta de cupê não deu certo. Por isso, o esquecido BMW X2 morreu no Brasil em 2022. Ele deve voltar na próxima geração, que de fato será um cupê do X1.
Honda WR-V
Honda WR-V 2021 [divulgação]Ainda que siga em produção por aqui, o Honda WR-V é proibido para os brasileiros. Isso se deu por conta do motor 1.5 que não passa mais nas regras de emissões de poluentes, fazendo com que a Honda finalizasse sua vida no Brasil um pouco antes do planejado. Ele era o último derivado do Fit de terceira geração.
Hyundai ix35
Hyundai ix35 [divulgação]Lançado globalmente em 2010, o Hyundai ix35 durou 12 anos no mercado brasileiro na mesma geração, com o mesmo motor e visual retocado apenas no para-choque dianteiro e faróis. Foi um modelo de sucesso no começo de carreira, mas já estava velho e cansado. Especialmente quando lembramos que o Tucson já está na quarta geração e o ix35 era a segunda geração dele.
Suzuki Jimny, SX4 e Vitara
Suzuki Jimny 2022 [divulgação]Um dos carros que mais durou na mesma geração no mundo inteiro, o Suzuki Jimny saiu de linha em 2022 no Brasil junto de seus irmãos Vitara e SX4. O Jimny de segunda geração lançado em 1998, convivia com seu sucessor há muito tempo, mas a Suzuki insistia em manter os dois juntos, já que o velho era produzido aqui. SX4 e Vitara morreram porque novas gerações foram apresentadas lá fora.
Hyundai HB20X
[Auto+ / João Brigato]A prova de que os carros compactos aventureiros perderam a vez no Brasil foi a morte do Hyundai HB20X. O modelo nunca fez muito sucesso, mas precisou sair de linha porque a Hyundai não quis colocar o motor 1.0 turbo nele. Seu 1.6, apesar de vivo no Creta, deixou de ser oferecido na linha HB20 e não havia justificativa para manter uma versão pouco vendida.
Honda Accord
Honda Accord Touring e:HEV [Auto+ / João Brigato]Responsável por inaugurar a linha de modelos híbrido e:HEV da Honda no Brasil, o Accord durou pouco. O modelo veio em um lote e depois saiu de linha. A título de curiosidade, durante a semana que o Auto+ testava o Accord, a Honda tirou o modelo de linha. Seu conjunto mecânico voltará ao Brasil, mas debaixo do capô do Civic.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.