Destaque

Volkswagen Gol Last Edition com motor 1.6 existe nos vizinhos

Apresentado no Brasil apenas com motor 1.0 aspirado, Volkswagen Gol Last Edition chega na Colômbia e no Uruguai com motor 1.6 de 101 cv

VW Volkswagen Gol Last Edition [divulgação]
Volkswagen Gol Last Edition [divulgação]

O Volkswagen Gol Last Edition foi lançado na semana passada no mercado brasileiro por R$ 95.990. A versão causou a ira de parte dos consumidores que não entenderam o motivo da Volkswagen não ter criado… um algo a mais. Parte dos comentários viajaram e pediam à Volkswagen que o Gol deveria vir com motor 1.0 TSI (que nunca chegou ao hatch) ou até mesmo indo mais longe, pedindo o 1.4 TSI!

Apesar de alguns pedidos bem fora da realidade (a Volkswagen não faria um Gol com nenhum outro motor que não fosse o 1.0 por questões de homologação e o custo que isso se tornaria), um dos pedidos é razoável: “Ao menos poderia ser com motor 1.6”. De fato, esse motor compunha o lineup do Gol até o ano passado, mas não mais.

Agora, a Volkswagen apresentou a série Last Edition em mercados vizinhos. Dos 1.000 que serão produzidos, 350 serão vendidos em mercados próximos. Colômbia e Uruguai são alguns dos exemplos. E, nos dois, o Gol Last Edition será vendido exclusivamente com motor 1.6 8v, que rende 101 cv no Uruguai e 99 cv na Colômbia. O motor traz um torque de 14,7 kgfm e câmbio manual de 5 marchas.

Volkswagen Gol Last Edition [divulgação]
Volkswagen Gol Last Edition [divulgação]

Barrado no baile

O motor seguiu em produção para atender a produção do Gol para exportação. Por aqui, o motor foi barrado por conta do Proconve L7, com a lei de emissões de poluentes. Por ser um motor envelhecido, ele não estaria de acordo com as normais atuais. Por isso, aqui, ele foi descontinuado em 2021, assim como o 1.6 16v MSI na maioria dos compactos, mas que segue exclusivamente na Saveiro.

Fora isso, é o mesmo Gol Last Edition que conhecemos. Na Colômbia, ele chega pelo equivalente a 72.490.000 pesos colombianos, equivalente a R$ 78.700 em conversão simples. No Uruguai, a série chegou por US$ 21.990, equivalente a R$ 114.000 em mesma conversão. Além destes dois países, é possível que o Gol Last Edition chegue em outros mercados, como Peru, Bolívia e Paraguai.

Aqui, o Gol Last Edition será vendido apenas com motor 1.0 12v de 84 cv e 10,4 kgfm de torque, com câmbio manual de 5 marchas. Com 650 unidades destinadas ao nosso mercado, a série de despedida chegou ao país por R$ 95.990. Críticas sobre o preço também vieram, mas falta entendimento, por parte do público, que se trata de uma série de despedida de um clássico. Não é seu intuito ser barato. Mas, mesmo assim, como era esperado, todas as unidades já foram vendidas. Aqui, o Gol será substituído pelo Polo Track, tabelado em R$ 79.990 e com vendas em 2023.

>>Depois do volante touch, Volkswagen admite erros em software

>>Voyage vai morrer também e nem a Volkswagen se importa

>>Volkswagen Virtus renovado seguirá passos do Polo no Brasil