Destaque

Oficial: Chevrolet anuncia a morte do Camaro

Primeiro muscle-car da nova era vendido oficialmente no Brasil, Chevrolet Camaro já tem data para sair de linha

Chevrolet Camaro SS laranja parado de frente no asfalto
Chevrolet Camaro SS [Divulgação]

Pegando a todos de surpresa, a Chevrolet anunciou oficialmente a morte do Camaro. O modelo ainda seguirá no mercado por todo o ano de 2023, sendo descontinuado em janeiro do ano que vem. Com isso, o mundo dos muscle-cars terá apenas o Ford Mustang presente, já que o Dodge Challenger também irá se aposentar em breve.

Em comunicado oficial, a Chevrolet disse que o ano/modelo 2024 será o último do Camaro e que os últimos cupês e conversíveis sairão da fábrica em janeiro de 2024. Ou seja, ainda temos alguns meses de sobrevida para o muscle-car. Um substituto virá, inclusive aproveitando do mesmo nome. Mas ele não será um esportivo V8.

“Não estamos anunciando um sucessor imediato hoje, mas tenha certeza de que o Camaro será substituído em algum ponto no futuro”, afirma a Chevrolet em seu comunicado oficial. Há rumores, vale lembrar, de que o modelo se transformaria em uma submarca com direito a variantes sedã e SUV cupê de duas portas. Todos, é claro, elétricos.

O segundo adeus

Lançado em 1966, o Chevrolet Camaro foi produzido ininterruptamente até 2002, quando saiu de linha em sua quarta geração. O muscle-car voltou em 2010 com visual retrô e, pela primeira vez, foi vendido oficialmente no Brasil. O modelo ficou famoso por ser o protagonista do filme Transformers, no papel de Bumblebee, quando ainda era um conceito.

A atual sexta geração foi apresentada em 2016, reestilizada em 2018 e novamente (de emergência) em 2020. No Brasil, o Chevrolet Camaro foi extremamente popular em sua geração anterior. Na atual, por conta da concorrência com o Mustang, vendeu bem menos e hoje é raridade nas ruas. 

Chevrolet Camaro SS 2022 [divulgação]
Chevrolet Camaro SS [divulgação]

>>Chevrolet quer transformar Camaro em um SUV de duas portas

>>Chevrolet Montana 2023 mira na Oroch e cutuca Toro | Impressões

>>Chevrolet Camaro SS Conversível é para quem quer holofote | Avaliação