A maior ameaça do Fiat Pulse tem nome e sobrenome: VW Tera. O novo SUV da Volkswagen foi responsável por tirar o sono do alto escalão da Stellantis e até por antecipar um facelift do Pulse para dias antes do seu lançamento.
Embora a Fiat tenha se preparado para este momento, o que ela mais temia aconteceu: o Tera chegou por um valor extremamente agressivo. Só que nem tudo está perdido para o Fiat Pulse, já que a agressividade no preço do VW Tera foi direcionada para a versão de entrada.
Em relação as outras versões do SUV da marca alemã, o modelo da Fiat ainda consegue ser mais competitivo no preço e em outros quesitos também. Comparamos as fichas técnicas do Fiat Pulse 1.0 Turbo AT ofertado por R$ 109.990 com a do VW Tera Comfort AT oferecido por R$ 116.990 e o resultado foi bem interessante. Confira todos os detalhes abaixo.

Desempenho
O Fiat Pulse 1.0 Turbo entrega 125/130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque e necessita de apenas 9,4 segundos para ir de 0 a 100 km/h. Já o VW Tera Comfort é munido pelo motor 170 TSI de 109/116 cv de potência e 16,8 kgfm de torque. Para ir de 0 a 100 km/h ele precisa de 11,7 segundos.
O câmbio da Fiat é do tipo CVT com simulação de sete marchas e o da VW é automático de seis marchas. O Fiat Pulse entrega um desempenho um tanto quanto mais interessante. Além de ser mais potente e forte, é 2,3 segundos mais rápido no 0 a 100 km/h o que é uma diferença considerável.

Consumo
O Fiat Pulse faz 8,6 km/l na cidade e 10 km/l na estrada com etanol, e 12,3 km/l na cidade e 14,4 km/ na estrada com gasolina. Já o Tera faz 8,6 km/l na cidade e 10,3 km/l na estrada com etanol, e 12,2 km/l na cidade e 14,5 km/litro com gasolina. Nesse quesito, quem leva a melhor é o SUV da Volkswagen, que se destaca por ser mais econômico tanto na cidade quanto na estrada.
Dimensões
O Fiat Pulse tem 4,09 metros de comprimento, 2,53 m de entre-eixos, 1,77 m de largura, 1,55 m de altura e 370 litros de porta-malas. Enquanto o Tera tem 4,15 m de comprimento, 2,56 de entre-eixos, 1,77 m de largura, 1,48 de altura e 350 litros de porta-malas.

O Pulse e o Tera são bem parecidos em termos de espaço. O modelo da VW é quase que imperceptivelmente maior. Enquanto o modelo da Fiat tem 20 litros a mais de porta-malas, o que isso significa na prática? Dá para levar uma mochila a mais.
Itens de série
Fiat Pulse 1.0 Turbo AT: quatro airbags, painel com tela de 3,5″, sistema multimídia com tela de 8,5″ e espelhamentos sem fios, ar-condicionado automático, faróis e lanternas em LEDs, bancos em tecido, assistente de partida em rampas, modo Sport, piloto automático, maçanetas externas na cor da carroceria e rodas de liga-leve de 16″.

Volkswagen Tera Comfort AT: todas as versões contam com seis airbags, frenagem autônoma de emergência, detector de fadiga, faróis e lanternas em LED, painel de instrumentos digital de 8”, multimídia Volks Play, sensor de estacionamento traseiro, piloto automático com limitador de velocidade.
Completam a lista da versão Comfort aplique do painel em tecido, volante multifuncional com acabamento premium, rodas de liga leve aro 16 diamantadas, Volks Play Connect e aletas atrás do volante.
O Volkswagen Tera tem uma lista de equipamento mais completa e atual, com itens como frenagem autônoma de emergência, detector de fadiga, sensor de estacionamento traseiro e aletas atrás do volante.
![Drive Turbo [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2021/10/FIAT_PULSE_DRIVE_TURBO_CVT_019_edited-1200x720.jpg)
Veredito: Fiat Pulse 1.0 Turbo AT X VW Tera Comfort AT
Embora a versão de entrada do VW Tera tenha chegado por um valor muito agressivo, as outras variantes do modelo não acompanham a competividade. Conseguimos ver isso de uma forma mais clara ao compararmos o Fiat 1.0 Turbo AT (R$ 109.990) e o Tera Comfort AT (R$ 116.990).
Além de ser R$ 7.000 mais barato, o Fiat Pulse tem outro grande trunfo que é o desempenho bem mais esperto que o do Tera. Quanto ao tamanho temos praticamente um empate. Já em relação consumo e itens de série o SUV da VW leva a melhor. Contudo, o Fiat Pulse ainda parece uma compra mais racional.
E você, prefere o Fiat Pulse ou VW Tera? Conte para nós nos comentários.